Raça Billy

Também conhecido como Cão de Montaimboeuf, o Billy mais lembra o nome de um cão comum que a raça a qual pertence. Mas não se engane, o cachorro apresenta qualidades para lá de especiais. Ele reúne as principais características de seus antepassados, como a habilidade para a caça, a robustez do corpo, embora seja muito elegante, e a coragem.

Trata-se de um animal excelente quando o assunto é levantar a caça. Seu olfato também é muito apurado e sua voz apresenta longo alcance. O cão é geralmente branco, com manchas marrons ou mesmo pretas. Sua pele é bem fina, e pode sofrer com baixas temperaturas. Já as orelhas são longas e caídas, enquanto o focinho é alongado e fino.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça, companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, fino e áspero
Cores: pelagem branca com manchas castanhas, café ou pretas
Temperamento: leal, companheiro, inteligente, obediente

Histórico

O cão foi desenvolvido em meados do século 19 por Hublot de Rivault, a partir de três raças distintas: o Céris, o Montaimboeuf e o Larrye. Acredita-se que o cão seja o último descendente vivo dos “cães brancos do rei”, raça desenvolvida para ser o guarda da realeza francesa desde o reinado de Francisco I até Louis 14.

Cuidados e Dicas

Por apresentar pelo curto, o animal pode sofrer com temperaturas muito baixas. Trata-se de um cão muito briguento e dominador, sobretudo com animais de mesmo sexo, por isso, deve ser criado sozinho ou em casal.

Por ser rústico, o cão precisa de uma área vasta para se exercitar, mas ao contrário do que se imagina, ele é uma ótima companhia até mesmo para crianças

Curiosidades

Ele é especialista em caçar grandes animais como o Javali, o Cervo e o Cabrito Montês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo