Raça Grande Grifo da Vendéia

Com uma linda voz e faro refinado, o Griffon Vendéen é um cão rústico, resistente e obstinado. É um cão de caça, tendo como característica a insistência, podendo seguir na trilha de um animal por horas a fio em qualquer tipo de terreno, como em vegetação rasteira, espinhosa e, até mesmo na água. Por outro lado, curiosamente, apesar de exímios caçadores, são muito rápidos no arranque e se cansam em pouco tempo.

O animal também é ótimo para quem não gosta de cães carentes, pois, com um temperamento singular, é independente e a obediência não é o seu forte. No entanto, é muito dócil e apaixonado, sendo uma boa companhia, além de ser afetivo com crianças e outros animais.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: Caça
Porte: Grande
Pelagem: os pelos são longos mas não muito, rústico, duro e tem subpelagem densa
Cores: pode ser bicolor ou tricolor, de cor preta com pintas brancas, preto e castanhos claros, fulvo com pintas brancas, fulvo com manta preta e branca, fulvo com revestimento preto, fulvo pálido com revestimento e pintas brancas, ou fulvo pálido
Temperamento: dócil, apaixonado e obstinado

Histórico

É uma raça muito antiga e foi a primeira da linhagem dos Griffons Vendéen (as outras três variedades ou sub-raças são Briquet Grifo, Grande Basse Grifo e Pequeno Basset Grifo da Vendéia).

Teria descendência de hounds brancos cruzados com cães de pelo duro ou Greffiers, dos Griffons Fauves de Bretagne, dos Gris de Saint Louis e dos Griffons de Bresse. O primeiro Clube do Griffon Vendéen foi criado em 1907, e ele quase foi extinto em 1946.

Cuidados e Dicas

Como é uma raça de caça, não é adaptada à cidade e precisa de espaço para se exercitar.

Precisa de uma escovação regular, uma vez que seus pelos são grossos. Como suas orelhas são longas, devem ser sempre examinadas.

Curiosidades

Uma vez que as áreas de caça diminuíram, a raça tornou-se rara, e sua perpetuação corre risco. Os criadores da raça nos Estados Unidos trabalham para restabelecer esse cão.

Alguns especialistas dizem que o nome da raça vem do francês Griffon, devido à semelhança com os Grifos, criaturas mitológicas alados com o corpo de leão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo