Raça Pequeno Basset Grifo da Vendéia

Assim como os outros Grifos, trata-se de um caçador apaixonado. Ágil, corajoso e inquieto, o Pequeno Basset Grifo da Vendéia tem como especialidade a caça ao coelho, mas consegue capturar qualquer presa, além de ser um ótimo assistente para um caçador com arma em território médio. É utilizado ainda na caça ao faisão. Assim como o Grande Grifo da Vendéia, na maioria das vezes usa a voz quando está seguindo a pista de uma presa.

Para ser criado como animal doméstico requer uma autoridade firme, pois obediência não faz parte do seu perfil. No entanto, se criado para obedecer e reconhecer quem é que manda desde filhote, será uma ótima companhia. É amoroso, carinhoso, gentil com crianças e outros animais.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: dupla, dura e longa, mas sem ser exagerada
Cores: pode ser fulvo pálido ou bicolor nas cores preto com pintas brancas, preto com marcação castanha, preto com marcação castanha clara, fulvo com pintas brancas, fulvo com revestimento preto. Tricolores: fulvo com manto preto e pintas brancas, fulvo pálido com revestimento preto e pintas brancas, preto e castanhos claros, fulvo com pintas brancas, fulvo com manta preta e branca, fulvo pálido com revestimento e pintas brancas.
Temperamento: apaixonado, inquieto, corajoso

Histórico

Surgiu na costa Oeste da França, tendo a mesma origem dos outros Griffons (Briquet Grifo, Grande Basset Grifo e Grande Grifo da Vendéia).

Por muito tempo a diferença de tamanho entre o Grande e o Pequeno Basset era mínima, variando de 34 a 38 centímetros. Na época, a utilização do cachorro não foi muito boa, pois existiam muitos animais que estavam entre essas medidas, dificultando a padronização. Outra medida que apresentou pouca diferença foi o peso. O Pequeno Basset era tão pesado quanto o Grande Basset. Por esse motivo M.Abel Dezamy criou um padrão separado para eles.

Antigamente, os Basset Griffon da Vendéia, o Grande e o Pequeno, podiam aparecer em uma única ninhada, e o cruzamento entre as variedades era permitido. Apenas no final do século XIX houve uma atenção para padronizar oficialmente a raça. Em 1975 o cruzamento entre eles foi banido.

Cuidados e Dicas

Por ser um animal utilizado para caça, ele precisa de muito exercício e espaço para gastar sua energia. Já sua pelagem dura exige escovadas duas vezes por semana.

Curiosidades

Nas duas variedades, o corpo não varia em tamanho ou volume, só as pernas que no pequeno são ainda mais curtas, devido a uma mutação de nanismo.

Hoje, a diferença entre o Grande do Pequeno são os membros que no Grande são mais longos e retos

Artigo AnteriorPróximo Artigo