Raça Pointer Inglês

Cão de caça por natureza, o Pointer Inglês precisa de espaço para correr e gastar toda sua energia. Companheiro, costuma relacionar-se bem com crianças e até com estranhos, por isso não é recomendado para servir como cão de guarda.

Discreto, late pouco, o que é favorável para pessoas que moram em apartamento, apesar de não ser aconselhável mantê-lo em ambientes pequenos. Inteligente e atento, aprende rapidamente comandos. Ele aprecia a companhia do dono, mas é um cão independente. Seu nome veio do verbo inglês “to point”, que significa apontar, função que exerce com maestria na hora da caça.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e fino
Cores: limão e branco, laranja e branco, fígado e branco e preto e branco. Unicolor e tricolor também são aceitos.
Temperamento: ativo, resistente, alegre e brincalhão

Histórico

Para alguns ele veio do Oriente, foi levado para a Itália, em seguida para a Espanha, e só então desembarcou na Inglaterra. Já para outros, ele é resultado do cruzamento entre Greyhound, Foxhound e Bloodhound.

Sua primeira aparição em uma exposição foi em 1859, na Inglaterra. No Brasil é mais conhecido como perdigueiro.

Cuidados e Dicas

O Pointer pode apresentar problemas como displasia coxo-femural, otite e entrópio (inversão da margem palpebral para dentro do olho, possibilitando que os cílios e os pelos das pálpebras entrem em contato com a córnea e a conjuntiva).

Curiosidades

A raça é conhecida pela famosa pose que costuma fazer quando percebe a caça. Ele fica duro, com uma patinha dianteira dobrada, apontando com o fuço a direção e a cauda retesada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo