Raça São Bernardo

Apesar do tamanho assustador, o São Bernardo é considerado uma das raças mais dóceis do mundo canino. Muito calmo, é famoso por resgatar vítimas perdidas na neve, tanto que recebeu a denominação de “anjo dos Alpes”. E ao contrário do que é representado em desenhos animados e filmes, o São Bernardo não anda com um pequeno barril preso à sua coleira.

Imenso, o cão precisa e ocupa muito espaço. Forte, muitos ultrapassam os 90kg, é preciso tomar cuidado na hora de levá-lo para passear. Se não tiver força e comando, o dono poderá ser arrastado. Por isso é aconselhável submetê-lo a adestramento básico quando filhote.

Ficha Técnica

Origem: Suíça
Utilização: busca e salvamento
Porte: grande
Pelagem: há duas variedades: pelo longo e curto. Esta última é dupla, com subpelo abundante, e pelo de cobertura liso e denso. A variedade pelo longo também é dupla, com subpelo abundante, e pelo de cobertura reto, de comprimento médio. Apresenta pelo curto nas orelhas, face, região da anca, e sobre a garupa o pelo é, geralmente, um pouco ondulado. A cauda é emplumada e culotes bem cheios.
Cores: branco, com placas em marrom avermelhado, até formar um manto contínuo no dorso e flancos. O marrom avermelhado tigrado é permitido, assim como a cor marrom amarelada é tolerada. O encarvoado na cabeça é desejado.
Temperamento: dócil, corajoso e companheiro

Histórico

Estudiosos acreditam que a raça chegou aos Alpes Suíços com os romanos. O cão era resultado do cruzamento entre o Mastiff, Dogue Alemão e o Bloodhund.

Os monges do Hospice du Grand St. Bernard, localizado nos Alpes Suíços, foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da raça, em aproximadamente 1660. A princípio o São Bernardo era utilizado para guarda e proteção. Sua atuação em salvamentos teve início no século 18, após treinamento realizado pelos monges.

Assim como muitas raças, o São Bernardo também foi prejudicado e correu risco de extinção no período das guerras. Para que a raça não desaparecesse, os monges foram obrigados a cruzá-la com o Terranova, do qual o atual São Bernardo apresenta muitas características.

Cuidados e Dicas

Por ser muito grande e pesado, o cão tem tendência a desenvolver displasia coxo-femural. Outra doença comum é o câncer ósseo e a torção gástrica.

Curiosidades

Barry é o nome do São Bernardo mais famoso. Nascido em 1800, ele salvou, ao longo de sua vida, 40 pessoas. Em 1812 foi aposentado, e seguiu para descansar em Berna, Suiça. Barry faleceu dois anos depois. Seu enorme corpo foi embalsamado e está no Museu de História Natural de Berna. O famoso São Bernardo ainda ganhou uma estátua.

Após sua morte, todos os cães que se destacavam pelos serviços prestados recebiam o nome de Barry.

Artigo AnteriorPróximo Artigo