Notícias

Exército inglês treina cães para encontrar explosivos

Muitos cachorros costumam engolir o que encontram pela frente sem antes examinar o que encontrou. Mas para alguns cães, esse hábito pode ser muito perigoso. É o caso de Toby, um dos 24 cachorros que integram a base militar inglesa no Afeganistão.

O agitado cãozinho não pensou duas vezes ao encontrar algo o que especialistas acreditam ser uma bomba. Ele achou um explosivo improvisado preparado pelo Taleban, e ingeriu uma substância tóxica, enquanto procurava minas terrestres na base para qual foi transferido.

Ao notar que o cão passava mal, Toby foi imediatamente transferido de helicóptero para Camp Bastion. Durante o trajeto, o capitão Matt Clark segurou uma máscara de oxigênio para criança próximo ao focinho do animal, para administrar a substância.

Em Camp Bastion, o cão recebeu carvão vegetal para absorver o veneno, e em seguida medicamentos para reduzir o inchaço em seu cérebro. Após 24h de tratamento, Toby já demonstrava sinais de melhora.

Graças ao trabalho de 24 cães farejadores, milhares de soldados voltam para suas casas ilesos. Os animais do exército da Grã-Bretanha são treinados para encontrar bombas e minas terrestres.

Artigo AnteriorPróximo Artigo