Notícias

Cães militares se apresentam em comemoração ao Dia do Exército

O Rottweiler Rush, o Dobermann Apollo e o Pastor Alemão Marlon posam para fotos momentos antes da última apresentaçãoO Rottweiler Rush, o Dobermann Apollo e o Pastor Alemão Marlon posam para fotos momentos antes da última apresentação
Crédito: Danúbia Guimarães

Em comemoração ao Dia do Exército, que ocorreu no último dia 19 de abril, o parque Villa Lobos recebeu a visita de um público para lá de especial. Trata-se dos 30 cães do 2° Batalhão de Polícia do Exército, que fizeram apresentações de agility no sábado, 24, e domingo, 25 de abril, em São Paulo. O evento teve o apoio da Premier, que fornece a alimentação dos animais, e da Virbac do Brasil, responsável pela microchipagem de todos os cães da corporação.

De acordo com o Major Sobrinho, responsável pelo 2° Batalhão de Polícia do Exército, dentre as diversas ações apoiadas por seus soldados caninos, estão a detecção de explosivos e entorpecentes e o acompanhamento de policiais em ações de busca e salvamento de vítimas. “Nosso corpo é formado por cães das raças Pastor Alemão, Golden Retriever, Labrador, Pastor Belga de Malinois, Doberman e Rottweiler, além de cinco veterinários militares e mais oito colaboradores”.

O major também contou sobre algumas parcerias do exército, como o projeto de treinamento de cães guia para deficientes visuais, da Universidade de São Paulo. Já com a Premier, os cães militares recebem a ração da empresa e, em troca, testam o sabor das rações de alta performance, como explica Larissa Higasi. “Como os cães que necessitam de uma maior ingestão energética são mais exigentes quanto à palatabilidade do alimento consumido, os profissionais da Premier testam seus produtos para saber sua aprovação ou rejeição”. Ou seja, os cães do exército são praticamente os ‘gourmet’ da Premier, já que são eles que decidem o sabor que o alimento terá.

Roupas e acessórios utilizados para o treinamento dos cães militares foram expostos durante a Semana do ExércitoRoupas e acessórios utilizados para o treinamento dos cães militares foram expostos durante a Semana do Exército
Crédito: Danúbia Guimarães

Durante o evento no parque Villa Lobos, os visitantes também receberam palestras sobre saúde animal e seus cães foram vermifugados e vacinados contra a raiva. Palestras sobre a importância da microchipagem e de uma alimentação balanceada para os bichos também foram ministradas.

Outra tenda muito visitada pelos amantes de animais foi a que expunha todo o material utilizado para o adestramento dos cães da corporação. Nela, objetos como guias e coleiras de couro reforçado, coletes e cantis utilizados pelos cães quando estão em serviço, foram algumas das peças mais curiosas expostas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo