Notícias

“Cães mensageiros” ajudam sobreviventes de desastres

Cachorro usa colete chamativo para ser facilmente identificado
Crédito: Reprodução / Vimeo

Terremotos, enchentes, tsunamis, furacões. Vários são os desastres que atingem a terra. E, dependendo da intensidade dessas catástrofes, muitas pessoas perdem a vida, ou ainda que permaneçam algum tempo vivas sob escombros, por exemplo, a ajuda nem sempre consegue chegar a tempo.

Pensando nessas situações, estudantes do Instituto de Design Interativo de Copenhagen desenvolveram uma interface gráfica, conectada à internet, para que usuários utilizem cachorros treinados, câmeras de vídeo e um sistema de mensagens para ajudar pessoas nos primeiros momentos de uma situação de risco de morte. O projeto, chamado Messenger Dog, ou seja, cão mensageiro, foi desenvolvido pelos designers conceituais e de produto, Laura Boffi, Mary Huang e Li Bian.

Esse sistema de mensagens permite que pessoas presas em algum lugar entrem em contato com seus amigos e familiares com uma mensagem curta, que mostra sua localização através de um vídeo. Um cachorro mensageiro treinado usa um colete de cor viva que toca música para chamar a atenção das pessoas.

“Cães mensageiros vestem um uniforme específico para que sejam identificados e também são equipados com um dispositivo que pode gravar mensagens. Ele mostra a localização geográfica e a hora que elas foram enviadas”, explica Laura Boffi no site Vimeo Dog Messenger.

“Os cachorros mensageiros são treinados para sentar em frente a uma pessoa, permitindo que um acelerômetro no interior do dispositivo dispare o software da interface e inicie a gravação”.

Não é a primeira vez que cachorros são usados para auxiliar pessoas em desastres. Nos tempos de guerra, “cães ambulância” usavam seus olfatos sensíveis e suas audições aguçadas para ajudar a encontrar feridos no campo de batalha. Bombeiros e equipes de resgate até hoje usam cães treinados para farejar pessoas que foram soterradas em terremotos e outras catástrofes.

O diretor de pesquisas do Ryerson’s Network-Centric Applied Research Team, em Toronto, Canadá, Alex Ferworn também tem trabalhado em equipamentos de alta tecnologia que irão ajudar os cães nos resgates. O Ferworn’s Canine Augmentation Technology (CAT) usa câmeras de vídeo, Wi-Fi, sensores, tecnologia GPS e cães especialmente equipados para entregar suprimentos, fazer contato via rádio com os sobreviventes presos, além de assistir as imagens que o animal está vendo para resgatar essas pessoas de forma mais rápida e segura o possível.

Artigo AnteriorPróximo Artigo