Notícias

Cadela avisa quando garota precisa de insulina

txtDesc - txtCreditoShirley lambe a mão de Rebecca e até mesmo leva o kit de testes para que a menina tome insulina
Crédito: Reprodução / Daily Mail

Muito mais que “os melhores amigos do homem”, os cães têm se mostrado aptos para realizar uma série de trabalhos. Eles podem salvar vidas, combater o crime, ser terapeutas e até guiar deficientes visuais. Agora, mais uma função foi atribuída a eles: a de identificar os níveis de açúcar nos diabéticos.

Essa é a história de Rebecca Farrar, de 6 anos, que é diabética, e foi uma das oito pessoas do Reino Unido a receber um cão desse tipo, que identifica quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos e alerta o dono.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, Rebecca foi diagnosticada com diabetes tipo 1 há dois anos, e não sente qualquer alteração em seu organismo quando os níveis de açúcar baixam. Diariamente, ela precisa de quatro injeções de insulina, além de realizar até sete testes de níveis de açúcar para evitar que entre em coma.

txtDesc - txtCreditoSegundo a mãe de Rebecca, a garota e a cadelinha são almas gêmeas
Crédito: Reprodução / Daily Mail

Mas tudo mudou desde a chegada de Shirley, uma mistura de Labrador com Golden Retriever, de três anos, que afastou o medo de Rebecca de passar por um colapso. Shirley é uma cadela alerta, treinada para sentir a mudança de odor quando os níveis de açúcar da garota aumentam ou diminuiem. O animal avisa a menina ao lamber suas mãos, sentando no colo dela ou até mesmo arrastando o kit de teste para o seu lado.

“Regularmente ela entrava em colapso, e era levada para o hospital até quatro vezes por semana. Mas desde a chegada de Shirley, ela teve sua confiança de volta e foi um alívio para nós”, contou Claire, mãe de Rebecca. A britânica precisou até abandonar o trabalho, depois do diagnóstico de sua filha, para ter certeza que estaria por perto para levar a garota ao hospital em casos como esse. Segundo a publicação, a cadelinha acompanha Rebecca à escola além de passear com ela nas horas vagas. “Elas são almas gêmeas, se dão muito bem”, revelou a mãe da menina.

Claire solicitou um cachorro alerta à organização Cancer and Bio Detection Dogs após ver um anúncio no jornal. Depois de doze meses de espera, Shirley chegou, e está com Rebecca há oito semanas. “É incrível como Shirley é treinada para fazer isso. Estamos todos muito gratos por tê-la”, completou.

Artigo AnteriorPróximo Artigo