Notícias

Cão Guia Brasil participa do III Pet Meeting

txtDesc - txtCreditoMárcio Antônio demonstra todo seu carinho por Raissa
Crédito: Monique Souza

Começou ontem, 21 de junho, a terceira edição do Pet Meeting, no prédio da Fiesp, em São Paulo. O evento conta com Fórum Técnico, Científico, Veterinário, de Moda e de Negócios Pet, além de Rodada Nacional de Negócios e feiras de produtos. E um dos destaques da programação de hoje, 22 de junho, foi a palestra “Cão Guia Brasil – Responsabilidade Social no Mercado Pet”, ministrada no Fórum Técnico, com George Thomaz Harrison, treinador do Instituto Cão Guia Brasil.

Durante a palestra, Harrison destacou a importância de se treinar mais cães guias no Brasil, uma vez que, atualmente, estima-se uma quantidade de 70 a 80 cães em exercício no País. Ele também destacou os benefícios que o convívio de deficientes com esses animais proporciona, como maior segurança, qualidade e velocidade no deslocamento, saúde e inclusão social.

“As pessoas passam a se aproximar do cego por conta do carisma do cão. Sem levar em conta sua deficiência. O cão guia é um vínculo emocional com a sociedade”, disse Harrison.

Segundo o palestrante, o treinamento que o Instituto Cão Guia Brasil oferece é feito com o cachorro inserido na sociedade, o que facilita a interação do cão com as pessoas, o ambiente e a habilidade de lidar com obstáculos e surpresas no cotidiano. O tempo médio para o treinamento de um cão guia é de um ano e meio a dois anos, e o dinheiro investido durante a preparação vai de 25 mil a 30 mil reais, de acordo com Harrison.

txtDesc - txtCreditoO Golden Retriever deu trabalho na hora de desfilar com sua bandana
Crédito: Monique Souza

Além do público que compareceu em peso para a programação, três visitantes em especial chamaram a atenção de todos. Dentre eles, Raissa, uma cadela da raça Labrador preta, de 4 anos, que tem sido os olhos de Márcio Antônio há 2 anos. Márcio, 22 anos, é estudante de música e técnico em informática e adora as oportunidades que sua amiga lhe oferece, tanto para se locomover quanto para conhecer novas pessoas.

“Raissa me ajuda muito, dando segurança e velocidade em tudo o que eu faço, e também me ajuda a conhecer novas pessoas, que falam mais comigo quando estou com ela. É bem legal”, disse o estudante.

Outro destaque do evento foi o II Pet Show – Desfile Pet Fashion Brazil, que acontece todos os dias, às 12h30 e se repete às 16h. No desfile desta terça houve a participação de uma modelo especial, Puca, uma cadela da raça Labrador, que ainda está sendo treinada por George. O animal desfilou com todo o seu charme e concentração na passarela.

Serviço

III Pet Meeting
Quando: 21 a 23 de junho, das 10h às 18h
Local: sede da FIESP, na Av. Paulista, 1313, Bela Vista, São Paulo
Inscrições: anfalpet.org.br/portal

Artigo AnteriorPróximo Artigo