Notícias

SP ganha centro de castração e vacinação de pets

Desde a última segunda-feira, 12 de julho, começou a funcionar, na região de São Mateus, zona Leste da capital paulista, o primeiro núcleo cirúrgico descentralizado para a realização de cirurgias de castração de cães e gatos. Antes da criação do local, para todos os procedimentos gratuitos era preciso se locomover até o Centro de Zoonoses, na zona Norte da cidade.

De acordo com o porta-voz da Prefeitura, o Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos visa ampliar o número de cirurgias, que hoje são realizadas por meio de contratos e convênios com ONGs e clínicas veterinárias. Em 2009 foram feitos 42 mil procedimentos de castração gratuita.

E para melhor atender a população, o novo centro pretende realizar de 60 a 80 cirurgias por mês. Os agendamentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na praça de atendimento da SubPrefeitura de São Mateus. Além disso, a população também contará diariamente com a presença de um agente de zoonoses para a aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos.

Vale lembrar também que a esterilização é uma das alternativas mais eficazes no controle da população de animais, que vem crescendo e gira em torno de 2,4 milhões de cães e 600 mil gatos com proprietários, segundo pesquisa da USP em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA). Essa medida visa diminuir crias indesejáveis e o abandono desses animais.

Além do centro cirúrgico em São Mateus, os serviços no CCZ de São Paulo continuam os mesmos. Se preferirem, os interessados podem comparecer ao local para efeutuar o cadastramento dos animais para castração gratuita, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Lembrando ainda que no próximo sábado, 17 de julho, a entidade realizará uma festa Sercãoneja (http://petmag.com.br/agenda/festa-sertaneja-no-ccz/), com o objeivo de incentivar a adoção de seus animais.

Serviço

Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos
Quando: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Local: Rua Mauro Bonafé Pauletti, 199, Jardim Três Marias, São Mateus, São Paulo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments