Notícias

Riso pode ter evoluído de macacos

CC Chris Lott - Estudo desvendou a origem do comportamento title=Estudo desvendou a origem do comportamento
Crédito: CC Chris Lott

Um artigo publicado na revista Current Biology reforça a ideia de que o riso evoluiu de um parente comum entre os humanos e primatas. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

Os pesquisadores compararam o riso dos macacos quando estão brincando, com o som emitido quando eles recebem cócegas. Acusticamente, eles são semelhantes ao riso humano.

O estudo foi baseado em experiências realizadas com 22 macacos jovens de várias espécies e três humanos. Os pesquisadores fizeram cócegas e analisaram acusticamente o som de mais de 800 risadas. Frequências centrais e de pico, e as variações de frequência dentro de cada riso, eram parecidas durante as gravações. Já as diferenças apontam uma possível pista de um parente comum.

Primatas mais próximos em termos de evolução, como os bonobos e os chimpanzés, apresentam mais semelhanças com o riso humano. Já os orangotangos, macacos mais distantes na linha de evolução, não registraram muitas tonalidades parecidas com os humanos.

Há anos estudiosos de primatas trabalham com a hipótese de que determinados comportamentos humanos são baseados nos macacos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo