Notícias

Ilha dos Ratos no Alasca fica sem ratos

A Ilha dos Ratos, na costa do Alasca, ganhou o nome por ter sido infestada pelos roedores quando o naufrágio de um navio japonês introduziu os animais em 1780. A presença dos ratos se tornou um desastre ecológico, pois muitas das espécies de aves marinhas não tinham nenhuma proteção contra eles, e seus ovos eram atacados, causando grande declínio nessas populações. Exímios nadadores, os ratos ainda colonizaram nada menos que 16 ilhas do arquipélago nesses mais de 200 anos, causando muitos problemas ambientais.

Tudo isso promete acabar, agora que biólogos finalmente conseguiram erradicar os animais da ilha, que tem cerca de 26 km² de área. O governo dos EUA gastou 2,5 milhões de dólares no projeto, que é uma das tentativas mais ambiciosas de se retirar uma espécie invasora de uma ilha.

Ao longo dos anos, os biólogos depositaram veneno em diversas regiões da ilha e não encontraram nenhum animal. Com a diminuição da presença dos roedores, diversas espécies de pássaros estão retornando ao santuário. A Ilha dos Ratos ainda será monitorada atentamente por dois anos para que não seja repovoada pelos roedores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo