Notícias

SOS arranhões

Divulgação - Além de proteger, o produto pode dar um toque fashion ao seu pet title=Além de proteger, o produto pode dar um toque fashion ao seu pet
Crédito: Divulgação
Divulgação - O Soft Claws também está disponível para cachorros title=O Soft Claws também está disponível para cachorros
Crédito: Divulgação

Eles são amáveis, companheiros e têm as unhas para lá de afiadas. O dono que nunca recebeu um belo arranhão de seu gatinho que atire a primeira bola de lã. Não adianta perder a paciência com o felino, o fato é que a atividade é instintiva, além de ser muito comum desde a quinta semana de vida do animal.

O problema é que a brincadeira predileta do bichano geralmente resulta na mobília arranhada, cortinas destruídas e tapetes desfiados. Nesses casos, nem sempre apenas aparar as unhas do animal dá jeito. Para suavizar o problema, uma boa alternativa é mudar a atenção do gato para um objeto próprio a ser “destruído”, como arranhadores feitos de madeira e sisal, por exemplo.

Muito fáceis de encontrar em pet shops maiores, o objeto é disponibilizado para todos os bolsos, podendo custar em média de 26 a 500 reais. O formato do arranhador não é tão importante, mas sua altura deve ser superior a do felino, semelhante a um poste, para que o gato consiga se esticar. Espalhar catnip no objeto para chamar a atenção do bichano também é indicado. Depois que ele se acostumar, basta passar a erva uma vez ou outra para que o bicho não perca o interesse.

Caso nada disso funcione, o dono não deve ceder. Existe no mercado produtos como o Soft Claws, da Pet Society, que protege as unhas não só de gatos, mas também de cães. Trata-se de cápsulas que envolvem a unha, e podem ser encontradas em diversos tamanhos, nas cores azul, rosa ou transparente. O preço de cada caixa contendo dez protetores sai em média por 50 reais.

O protetor é fixado com um adesivo cirúrgico e utilizado por até 60 dias em cães e cerca de 40 dias em gatos. Vale lembrar que a aplicação do produto deve ser realizada por veterinários ou profissionais especializados de banho e tosa, que farão o aparo das unhas e avaliarão a integridade das mesmas antes da aplicação do produto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments