Notícias

Pássaros conseguem identificar seus semelhantes

CC edithbruck - Patos e gansos, por exemplo, podem migrar no mesmo bando sem maiores problemas title=Patos e gansos, por exemplo, podem migrar no mesmo bando sem maiores problemas
Crédito: CC edithbruck

Com o objetivo de descobrir como as aves reconhecem seus iguais, cientistas do Laboratório Cornell de Ornitologia, em Nova York, têm estudado o comportamento dos animais. A pesquisa revelou que dependendo das circunstâncias, pássaros podem reconhecer uns aos outros de acordo com a plumagem, forma, comportamento e, em especial, o canto.

Os estudiosos comprovaram que mesmo pássaros que aos olhos humanos possam parecer de mesma espécie são diferenciados pelos seus parentes. Existem casos, no entanto, que as aves não se importam em se misturar com outras espécies. Patos e gansos, por exemplo, podem migrar no mesmo bando sem maiores problemas. O estudo foi além e revelou que os animais de mesmo grupo, mas de espécies diferentes são tão parceiros a ponto de combater seus predadores, se preciso.

A pesquisa revelou também que se um pássaro se perde, em algumas espécies ele é aceito como novo integrante do grupo. Entretanto, na época da reprodução, o pássaro “diferente” tenta encontrar um membro da mesma espécie, através do canto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo