Artigos

Castração: será que chegou a hora?

Castrar ou não castrar? Eis a questão tão discutida nos consultórios veterinários. Além do receio sobre os riscos da cirurgia, as dúvidas também implicam em qual seria o momento ideal e na recuperação do animal em seu pós-operatório. Os profissionais da área recomendam amplamente a esterilização pelos seus inúmeros benefícios, independente da idade ou do sexo de cães e gatos.

A castração nada mais é do que a retirada dos órgãos que são responsáveis pela reprodução do bichinho. Ela não só impede uma ninhada indesejada, como também traz mais saúde para o animal, prolongando os anos de vida. E os benefícios vão além de ficarem mais dóceis e calmos! A qualidade de vida aumenta e o risco do desenvolvimento de um possível câncer de próstata diminui, assim como também o índice do tumor de mama e a piometria (infecção uterina), nas fêmeas. O método também ajuda a controlar os ânimos do seu amiguinho, evitando que ele se esfregue em pernas alheias ou destrua móveis e almofadas em decorrência dos hormônios à flor da pele.

E para dar um futuro cheio de saúde ao seu pet, é necessário saber a hora de castrá-lo. A idade mais recomendada entre os especialistas é entre os 6 e 8 meses de vida. Nas cadelas, o recomendado é aguardar que ela complete um ano de vida.

Depois de uma consulta completa com o seu médico veterinário e feitos os exames pré-operatórios, é hora da operação. A anestesia costuma ser inalatória e a cirurgia é bem mais simples do que se imagina. O procedimento consiste na retirada dos dois testículos dos machos, evitando a produção de espermatozoides e outros hormônios, como a testosterona, por exemplo. Já na fêmea, o útero e os ovários são retirados, fazendo com ela não entre mais no cio, ficando impossibilitada de ter filhotes.

Imaginar nosso bichinho em uma mesa cirúrgica não é nada agradável. Entretanto, os riscos são pequenos e a recuperação tende a ser bem tranquila, durando aproximadamente entre uma semana e 10 dias. Na maioria dos casos os bichinhos nem percebem que estão castrados, tendo apenas um pequeno desconforto por conta dos pontos.

Obesidade e mudança de comportamento

Um dos questionamentos mais comuns é em relação ao aumento de peso do animal após a cirurgia. A esterilização não fará com que a obesidade se desenvolva. O que pode gerar o peso extra é justamente os cuidados após o procedimento. Com a diminuição do metabolismo, é normal que o pet se torne menos agitado. E é por este motivo que é necessário manter uma rotina de exercícios (como passeios e brincadeiras ao ar livre) somada com uma dieta bem balanceada.

O comportamento do animal também não mudará após a cirurgia. Apesar de não haver mais a necessidade de marcar o território pela urina, o instinto animal continuará o mesmo. Apenas a vontade de procriação será afetada. Se a castração ocorrer já em fase adulta, pode ser que alguns hábitos não mudem por consequência da rotina que se desenvolveu ao longo dos anos.

Importante: Lembre-se que o procedimento só trará os benefícios desejados desde que feito com o médico veterinário que seja da sua confiança e com todos os cuidados necessários de um centro cirúrgico bem equipado e esterilizado. Por isso, consulte sempre um veterinário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo