Notícias

Festa de São Firmino

CC Eneko Alonso - Apesar do perigo, tradição continua forte após quase meio milênio title=Apesar do perigo, tradição continua forte após quase meio milênio
Crédito: CC Eneko Alonso

No papel, a Festa de São Firmino, ocorrida no dia 6 de julho, em Pamplona na Espanha, tem tudo para dar errado. Imagine um pequeno vilarejo que reúne da noite para o dia meio milhão de turistas que não dominam o idioma local, adicione muita bebida alcoólica e para completar ainda solte touros furiosos em meio à multidão que lota as estreitas ruas da cidade. Pois essa é uma das mais tradicionais festas da Espanha, que ocorre anualmente desde 1592 e foi interrompida apenas pela Guerra Civil Espanhola.

A festa não deixou nenhum ferido grave. O último acidente fatal durante a corrida de touros ocorreu em 2003, e 15 pessoas morreram nos últimos 100 anos. A festa de Pamplona também foi popularizada pelo livro de Ernest Hemingway, “O Sol Também Nasce”.

A Festa de São Firmino continua até o dia 13 de julho, mas os touros só participam do evento no primeiro dia. Nos demais, apenas na forma de churrasquinhos para alimentar a esfomeada multidão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo