Notícias

Adote um Gatinho: uma amizade que gera o bem

mat_adoteumgatinho1Sem ajuda do governo e iniciativa privada, a dupla esbanja força de vontade para manter a Ong em pé
Crédito: Divulgação

Uma amizade começa sempre para o bem. Mas a união fraternal entre Susan Yamamoto e Juliana Bussab extrapolou os limites da bondade. As duas, que se conheceram em um fórum na internet no final de 2002, decidiram formar a Ong Adote um Gatinho, que já ajudou muitos animais a terem um novo lar.

Para ser mais preciso, já foram mais de 2,6 mil felinos que saíram das ruas para um aconchegante lar. Para isso, elas contam apenas com a ajuda de pessoas e, o principal, com muita força de vontade. “Não temos patrocínio ou ajuda do governo. Vivemos de doações de pessoas físicas, que simpatizam com o nosso trabalho e depositam dinheiro, ou nos dão ajuda em produtos (areia, ração, remédios, etc). Às vezes temos que deixar de ajudar alguém, mas é por pura limitação financeira e não por falta de vontade”, explica Susan, em entrevista ao PetMag.

A paixão das duas pelos gatos vem desde criança. E em 2003 elas começaram a concretizar o sonho de cuidar de gatinhos que precisavam de ajuda. A iniciativa da dupla foi atraindo mais apaixonadas pelos bichanos (chamadas entre elas de gateiras), e hoje conta com 40 voluntárias, que ajudam na rotina do abrigo, onde estão 110 gatos esperando por um novo dono.

Rotina que talvez, se não fosse pela vontade de ajudar e amor pelos animais, rapidamente caminharia para a desistência. Quando questionada sobre algum fato engraçado no dia a dia da Ong, Susan desabafa: “engraçado, infelizmente, não há. A maioria dos gatinhos vem super maltratado das ruas, sofrendo, e a gente sofre junto”.

Em compensação há muita emoção: “um caso legal foi a de um gatinho que encontramos no Ipiranga (bairro da cidade de São Paulo). Tratamos e o colocamos para adoção no site. Ele havia rasgado a rede de proteção da casa onde morava, na Aclimação, e a dona o encontrou no site. Foi emocionante o reencontro”, conta Susan.

Com tanta disposição para o bem, a Ong atraiu a atenção da mídia e de famosos. A apresentadora de TV, Luciana Gimenez, e o vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, vestiram a camisa do Adote um Gatinho. E se você quiser, também pode abraçar a iniciativa. No site adoteumgatinho.com.br há diversos produtos disponíveis para a venda, e todo a renda é revertida em produtos para o bem estar dos bichanos. Além disso, esta é a principal ferramenta para a adoção dos animais. Lá é possível encontrar todos os detalhes, de cada felino pronto para um novo lar.

Porém, as responsáveis pelo site são muito criteriosas antes de darem a guarda definitiva do animal. “Fazemos questão de entregar os gatinhos pessoalmente para conhecermos os adotantes e checar as redes de proteção. Doamos somente para casas seguras e apartamentos que tenham redes de proteção nas janelas e sacadas”, avisa a exigente Susan.

Com certeza, esse é um grande exemplo de cidadania. E toda ajuda é bem-vinda: “quem quiser colaborar com o nosso trabalho, será de grande ajuda. O Adote um Gatinho só existe porque tem gente que acredita no nosso trabalho, nos dando suporte. Aceitamos dinheiro para internações, exames, castrações e outras cirurgias, ração, areia, remédios, caminhas… tudo o que servir para gatinhos será aceito e de grande ajuda”.

E quem se interessar, o contato é feito pelo email: informacoes@adoteumgatinho.org.br. E lembrando: todos os animais doados são saudáveis, castrados e com pelo menos a primeira dose da quádrupla felina.

Parabéns Susan, Juliana e voluntárias! Parabéns ao Adote um Gatinho!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments