Notícias

Gatinho tetraplégico ganha vida nova e surpreende médicos

gato_tetra_01

Encontrado em uma comunidade de Osasco, João Ramones estava muito machucado devido a um acidente. Um cano de ferro caiu sobre seu corpo, deixando graves sequelas. Após uma visita ao veterinário, foi confirmado que João estava ferido e ficaria tetraplégico. Os veterinários não viram outra alternativa senão sacrificá-lo. Eles não acreditavam que João pudesse recuperar os movimentos.
gato_tetra_04-1

Mas as pessoas que acreditam em outras maneiras de resolver uma situação tão triste como esta sempre existirão. E foi assim que o protetor de João não deixou que o sacrificassem e lutou pela sua recuperação. Após ficar internado durante dois meses na UTI, recebendo todos os cuidados necessários, João Ramones conseguiu recuperar os movimentos das patas traseiras e uma da frente.

Após recuperação, foi posto para adoção e enquanto esperava pela sua nova família, Solange cuidou dele, transmitindo em forma de carinho todas as mensagens de amigos que rezavam por sua saúde.

Não demorou muito para João Ramones ser apresentado a sua nova família, que estava em busca de um gatinho especial. Melissa foi quem ajeitou tudo e o entregou nos braços de seus novos tutores, Thatiana e Rafael. Foi amor à primeira vista.

gato_tetra_02

Devido às necessidades especiais para locomoção e certas atividades, Thatiana teve que se adaptar ao comportamento e atitudes do gato. Ela o ensinou a movimentar as patinhas para cobrir as fezes e a subir na cama e no sofá. João também adora ficar na janela, mas para isso é preciso que ela o coloque e o retire de lá. Ela tem medo que ele se machuque tentando descer, por isso ele fica o tempo todo à beira da janela sendo supervisionado.

gato_tetra_02-1

Após receber alta da clínica veterinária, João ficou sob os cuidados de Thatiana em torno de 3 meses. Neste período, tomou remédios homeopáticos para fortalecimento da coluna e recebeu um tratamento especial de fisioterapia de sua dona, que o ajudou com exercícios para estimular o movimento das patinhas.

Quando chegou à casa nova, uma irmã mais velha já esperava por João. Luz, uma gatinha geniosa que sempre foi o xodó da família, ficou com um pouco de medo e esnobou o caçula durante um tempinho, coisa rápida. “Luz relutou exatamente 7 dias e ele, com os olhinhos brilhando, ia atrás dela sem medo do que poderia acontecer. Luz observava o jeitinho que ele andava e se assustava, porque ele pula e se joga muito por ter muito impulso nas patas traseiras. Daí pra frente, ela só o ajudou, porque depois dessa semana, eles viraram melhores amigos”, conta Thatiana.

gato_tetra_04

A história de Thatiana com gatinhos começou graças ao seu ex, há alguns anos. Apesar de ser bióloga, ter trabalhado com répteis do zoológico, incluindo cobras, jacarés e lagartos, ela morria de medos de gatos. Dá pra acreditar? Quando a gata do seu antigo namorado deu cria, ela ficou apaixonada pelos filhotes e, mesmo com medo, foi observá-los durante um tempo.
gato_tetra_05-1
Ao pegar a gatinha na mão, ela abriu os olhinhos e, pra surpresa de Thatiana, a filhote tinha os olhos da mesma cor dos seus, azuis como a cor do mar. Vencida barreira, Thatiana convenceu a família a adotar Luz. Pouco tempo depois, Thatiana se casou e a figura de Luz não poderia ficar de fora do casório. Lá estava ela: no topo do bolo ao lado da máquina de costura de Thatiana e do skate de Rafael.

gato_tetra_03-1

Bióloga e estilista, Thatiana é amante de gatos, sua solidariedade só vem pra contribuir e ajudar a milhares de animais de estimação que esperam a adoção. Ela acredita que há muito a se aprender sobre animais especiais. “Infelizmente para você ser aceito pela sociedade, você tem que estar dentro dos padrões, se você é deficiente, tatuado ou não segue padrões caretas, você é julgado. Isso acontece com os animais de maneira muito mais drástica, porque vemos que animais idosos não são adotados, porque já vem com vícios”, desabafa.

gato_tetra_01-1

Thatiana percebeu o quanto é importante ajudar animais especiais, dando carinho e atenção: “Gostaria muito que as pessoas, antes de colocarem a deficiência na frente, pensassem no amor e nas lições diárias de superação que um animal especial pode trazer as suas vidas. João todo dia vem com uma coisa nova. Quando ensinei a usar a caixinha de areia, porque ele só fazia suas necessidades em um tapete higiênico, em menos de 24 horas ele aprendeu, e eu chorei muito. Fiquei emocionada com sua luta dele para provar a ele mesmo e à nova família que era capaz. Ser paciente e amoroso é primordial em um caso de adoção especial, porque o animal tem suas limitações e cabe a você com insistências afetivas, mostrar o que é certo e o que é errado, que ele consegue.

Muito antes do preconceito, vem o amor aos animais, sejam eles como forem, e foi após a adoção de João Ramones que Thatiana se sentiu na obrigação de ajudar os animais e lutar por condições melhores. Ela criou no Facebook uma fanpage dedicada ao João Ramones e a todos os animais que precisam de apoio. Na página são compartilhadas diversas histórias de superação, tanto dos animais quanto dos seus donos. Além de sorteios e venda de produtos com arrecadação revertida em alimentos, remédios e atendimentos a outros animais que necessitam ajuda.

Para conhecer o João Ramones acesse: https://www.facebook.com/gatinhojoaoramones

Artigo AnteriorPróximo Artigo