Artigos

3 dicas para evitar conflitos ao apresentar cães

Cães geralmente são animais extremamente sociáveis, tanto com humanos, quanto com outros animais, mas, como são muito dedicados ao grupo com que convivem, podem lidar com agressividade quando não reconhecem alguém como membro de seu círculo social, principalmente se este desconhecido for outro cachorro.

dog_conflito_02

Como uma briga entre cães pode impedir definitivamente a criação de uma futura amizade entre os animais, é preciso ser extremamente cuidadoso na hora de apresentá-los e nas reaproximações. Algumas iniciativas por parte dos donos dos animais para que mantenham a rigidez educativa e impossibilitem a agressividade facilitam os contatos sociais entre cães:

  • Procure um ambiente neutro
    As apresentações devem ser feitas em um local neutro, não familiar aos cães, pois, do contrário, eles podem se sentir impelidos a defender seu território. Uma boa alternativa é apresentar os cães na rua, pois este ambiente tem grande potencial distrativo e evita a fixação que pode gerar uma briga.
  • Dono deve manter postura dominante
    Durante a apresentação, os tutores devem manter uma postura dominante, mantendo a guia firme para mostrar que estão no controle e para poderem interromper possíveis posturas hostis, como encaradas agressivas, rosnados ou tentativas de avançar sobre o outro animal.
    Os especialistas costumam sugerir que o dono leve consigo uma ferramenta que possa causar um susto ou incômodo educativo, que desvie o cão da intenção de seguir com a atitude errada. É interessante também ter à mão petiscos para praticar reforços positivos, ou seja, recompensar boas atitudes como estímulo a repetição.

  • É importante ter o controle do contexto e da situação

    É essencial estar no controle do contexto da apresentação entre cães. Manter uma distância segura para promover uma aproximação gradual, conforme o estado de espírito dos cães, não deixar por perto nada que possa causar disputas entre os animais e apresentar um cão novato a um cão veterano por vez é fundamental.
Virginia Hiramatsu’s Dogs (L-R) Missy and Puzzle

A maneira correta de aproximar os cães é fazer com que andem em uma mesma direção lado a lado, porém resguardados por uma boa distância. A distância entre os corpos dos animais é reduzida pouco a pouco até que eles possam se encostar lateralmente mantendo a tranquilidade.

A área de destino dos animais, onde pararão ao fim da caminhada deve ser previamente preparada com a retirada de itens que possam causar disputa e a caminhada com os cães lado a lado deve ser longa e cansativa, de modo que o processo de aproximação seja sutil e evite impetuosidade, e para que os animais, ao pararem, tenham liberado energia suficiente para não se sentirem dispostos a brigar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo