Artigos

Atropelamentos podem ser evitados com treinamento

Um dos maiores medos enfrentados pelos donos de cães é o do atropelamento, tipo de acidente muito comum que causa danos à saúde do animal e até mesmo a morte.

dog_treinamento

Para aumentar a segurança do cachorro e evitar que este seja atropelado, além do constante uso da coleira e atenção dedicada do dono em situações de maior exposição, como passeios e abertura de portões, é preciso ensinar o cachorro a circular por determinados ambientes somente sob o comando de seu dono.

Treinamento para que o cão não seja atropelado

  1. Reforço positivo

    O primeiro passo para facilitar a compreensão do animal sobre a forma como deve se comportar é criar reforços positivos, ou seja, oferecer recompensas quando o cão tiver um comportamento adequado e punir com um incômodo físico leve ou susto cada vez que o cão descumprir uma regra.
    As recompensas podem ser carinhos, brincadeiras ou petiscos; e a punição, puxadas na guia, repreensão verbal e borrifadas de água no focinho.

  2. Delimitação de espaço

    Para que o cão aprenda que deve circular apenas pelas calçadas na companhia de seu dono devem ser feitos passeios de treinamento de delimitação de espaço.

    O dono deve passear com seu cão com coleira e guia curta e circular pelas calçadas, transmitindo segurança e amabilidade ao seu companheiro. Quando o animal demonstrar estar confiante, o dono deve pisar na rua para induzir que o cão faça o mesmo e imediatamente reprimi-lo verbalmente e puxá-lo para calçada.
    Esta ação deve ser realizada repetidas vezes para que o animal associe o pisar na rua a um sentimento negativo e compreendendo assim a devida delimitação por onde deve circular.

    É possível que inicialmente o cão não entenda a delimitação de espaço e acredite que não deve andar para lugar nenhum. Caso isso ocorra, o dono deve mostrar com afagos e brincadeiras que a circulação pela calçada é permitida e incentivá-lo a continuar andando com algum petisco.

    Quando cão passar a circular pelas calçadas com confiança e recusar-se a pisar na rua é sinal de que o aprendizado foi concluído com sucesso.

  3. Ação sob comando

    Depois de ter aprendido que não deve pisar na rua, o cão deve ser ensinado a fazer travessias de ruas apenas diante do comando e presença de seu condutor ao lado.

    Para tanto, o dono antes de atravessar deve segurar a guia com firmeza e dizer em voz alta um comando de alerta para que cão ande ao seu lado – como “junto” ou “aqui”; atravessar mantendo o animal em seu ritmo e ao chegar à outra calçada oferecer-lhe um agrado pelo comportamento correto.

  4. Repetição em diversas circunstâncias
    Para que o cão não associe as regras de comportamento de travessia apenas à rua em que foi treinado, é preciso exercitá-lo nesta prática em lugares diferentes e com tipos de calçadas diversas.
  5. Provas de aprendizado

    O cão deve passar por algumas provas de aprendizado para que seu treinamento esteja completo.

    Na primeira prova, o dono deve solicitar que outra pessoa guie o cão durante um passeio, andar em direção à rua para induzir o cão a ir junto e, na sequência, repreendê-lo verbalmente. Depois de algumas repetições, o animal entenderá que não deve pisar na rua mesmo quando seu dono não o estiver guiando.

    Outra prova que deve ser feita é incitar o animal conforme seu ponto fraco: use um atrativo e disponha-o na rua ou na calçada oposta e repreenda-o caso ele se mostre disposto a alcançá-lo, pois assim o animal aprenderá que resistir aos ímpetos é importante quando se trata de segurança nas ruas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo