Notícias

Brasil recebe técnicas inéditas de cirurgia cardíaca

A equipe de especialistas em cardiologia do Grupo Pet Care de Hospitais Veterinários realizou recentemente duas técnicas de cirurgia inéditas no Brasil, que contaram com a participação do Dr. Romain Pariaut, da Universidade da Lousiana, nos Estados Unidos. Os métodos cirúrgicos, que são comuns em outros países, representam uma inovação e foram realizadas pela primeira vez no país e em um hospital veterinário.

caes_gatos_2

As cirurgias de valvuloplastia por balão e oclusão de PDA percutânea foram executadas para correção percutânea de cardiopatias congênitas. São pequenas cirurgias corretivas das válvulas doentes do coração e fechamento por meio de cateterismo de comunicações anormais do coração. Os quatro cachorros que passaram pela cirurgia – dois buldogues ingleses, um husky siberiano e um golden retriever – sofriam de estenose pulmonar, uma das patologias cardíacas mais comuns no cão. “Trata-se de uma malformação da válvula pulmonar que leva a uma obstrução à saída do sangue do coração (ventrículo direito) em direção aos pulmões”, explica Dr. Guilherme Goldfeder, chefe da equipe de cardiologia do Pet Care e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.

As técnicas são bem menos invasivas que a tradicional, quando se abre o peito do animal, além de serem menos doloridas e terem um tempo de recuperação bem mais rápido. “A valvuloplastia na estenose pulmonar pode levar até três horas dependendo da gravidade do caso. Para a oclusão de persistência de ducto arterioso, a cirurgia convencional varia de uma a duas horas. Com a técnica de oclusão por cateterismo, realiza-se com aproximadamente uma hora”, comenta Dr. Guilherme.

As cirurgias foram realizadas na unidade hospitalar localizada no Ibirapuera. Inaugurada recentemente, é a terceira do Grupo e segue os mesmos padrões de hospitais humanos, com piso emborrachado antiderrapante com cantos arredondados e pintura padrão que seguem regras que garantem assepsia e fácil manutenção dos ambientes e controle de infecção hospitalar. Além disso, oferece UTI com total monitoramento, com os mesmos equipamentos e estrutura utilizada na UTI neonatal humana, com veterinários intensivistas exclusivos 24 horas.

As cirurgias foram experimentais e ainda não estão disponíveis no Brasil, devido aos custos elevados dos equipamentos. O Grupo Pet Care conta com um corpo clínico formado por aproximadamente 80 profissionais de várias especialidades como oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, oncologia, entre outras. É considerado pela comunidade veterinária a maior referência no Brasil em hospital veterinário e trouxe as técnicas para o Brasil com o objetivo de poder oferecer a técnica para os seus pacientes em pouco tempo.

Serviço

Hospital Veterinário Pet Care – 24h
www.petcare.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo