Notícias

Tudo que você precisa saber sobre os Poodles

Os poodles são algumas das raças mais populares e vistas nas ruas, casas e apartamentos. Em sua espécie, existem três tipos de tamanhos dos animais: os gigantes (que medem de 45 a 60 cm de altura); os médios (35 a 45 cm); os miniaturas (27 a 35 cm) e os toys (menos de 27 cm).

poodle_dicas_02

As cores mais comuns da casta variam entre preto, branco, marrom, chocolate, champanhe e cinza. O mais interessante é que a pelagem deles muda de cor conforme o cão cresce – o que demora cerca de dois anos.

Ainda falando em pelos, os poodles possuem fios encaracolados, crespos (que precisam ser escovados semanalmente), porém bastante sedosos. O cão adulto deve ser escovado com uma escova de aço, e os filhotes com uma de nylon.

A tosa irá depender do gosto de cada dono, mas deve ser feita caso o pelo esteja cheio de nós. Também é recomendável aparar os pelos próximos aos olhos para evitar inflamações e remelas, e manter os do focinho curtos para impedir que a comida grude na pelagem.

O pet ainda apresenta um ótimo olfato. Costuma ser bastante carinhosos com os donos e pessoas conhecidas. Preserva um instinto de caça, perseguindo roedores, pássaros e animais de pequeno porte.

Por serem brincalhões e bem inteligentes, gostam de companhia e aprendem com facilidade. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos, o que é ótimo para quem possui uma família pequena.

Fatos curiosos

Em décadas passadas, os poodles eram exibidos em apresentações de circo (pois o animal puxava as carroças dos artistas). Foi a partir do final do século XVIII que ele deixou de ser um cão de caça para se tornar de estimação.

Origem e história da raça


Apesar do poodle ser de origem francesa, seus ancestrais foram cães de água e de, pelo áspero encontrados na Ásia que ajudavam no pastoreio e viajavam por diferentes partes da Europa.

A palavra “poodle” vem do alemão “pfudel”, que significa “poça de água”, ou “espalhar águas”, ressaltando suas habilidades dentro da água. Já na França, ele era chamado de Caniche ou “cão canário”, em referência às habilidades como caçador de patos, além de ser um cão militar, cão-guia, cão de guarda e acompanhante.

Dessa forma, acabou se tornando o cachorro símbolo da França. Em 1800, os poodles se transformaram em cães de exibição e de exposição. Cem anos depois, a popularidade da raça na América caiu, e na década de 20 os poodles quase desapareceram na América do Norte. No entanto, nos anos 30, a raça voltou e se tornou um dos pets mais populares de todos os tempos.
 


poodle_dicas

Por isso, fique atento.

Temperamento

Os poodles de porte gigante e médio
gostam de aventuras, de caçar, de correr e de nadar. São ótimos com crianças, mas podem ser arredios e reservados com estranhos. O miniatura é ativo, jovial e gosta de agradar. Também se dá muito bem com crianças e outros animais, mas alguns costumam latir muito.
 O poodle toy é uma das raças mais fáceis de serem treinadas. São alertas, receptivos e muito amáveis. Também podem ser arredios e latirem bastante. Treinos rápidos combinados com passeios fazem parte da vida de todos eles.


Saúde

Poodles com o tamanho gigante e médio costumam ter problemas de torção gástrica, doença de Addison, catarata, epilepsia, entre outros, com uma expectativa de vida de 10 a 13 anos. 


Os pequenos podem desenvolver a doença de Legg-Perthes, epilepsia,
catarata, glaucoma, degeneração do disco invertebral
, entre outros, com uma expectativa de vida de 13 a 15 anos.

Finalmente, os do tipo toy têm as mesmas complicações do que os pequenos e podem viver de 12 a 14 anos. É necessário levar o animal periodicamente ao veterinário e estar em dias com as vacinas e a vermifugação.

Alimentação

A alimentação é composta basicamente por ração. Marcas de linhas Premium têm mais nutrientes e proteínas que deixam o pelo bonito, além de oferecer outros benefícios. Evite dar doces, chocolates e comida humana que pode ser tóxica e trazer problemas ao animal.

Banho e higienização

A higienização deve ser feita uma vez por semana, ou no máximo uma vez a cada 15 dias, no petshop ou em casa, com o uso de um sabonete para cães. Escovar os dentes e cortar as unhas também devem fazer parte da higienização dos poodles.

Não deixe entrar água nas orelhas e verifique se a pele dos ouvidos está rosada e sem odor exagerado. O mesmo deve ser feito com os olhos quanto a inflamações e remelas. Queda de pelos em excesso, assim como o odor, podem significar problemas de pele. Se o cão passar muito tempo deitado ou escondido pode significar fraquezas e dores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo