Estados Unidos, Notícias

Gatos são tão apegados aos donos quanto cães, diz estudo norte-americano

Quando o assunto é apego aos donos, os gatos não têm lá uma boa reputação, não é verdade? Conhecidos pelo comportamento independente e – muitas vezes – indiferente, há quem diga que os gatos desenvolvem afeto de forma diferente dos cães.

Mas um novo experimento realizado nos Estados Unidos acaba de provar o contrário. Segundo os pesquisadores, a crença de que os felinos são distantes e frios é “um mito injusto”.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon afirmam ter descoberto que, assim como crianças e cães, os gatos também desenvolvem laços emocionais com seus tutores, criando o que se chamaria de “apego seguro”. Isso quer dizer que a presença dos donos os ajudaria a se sentirem seguros e calmos.

“Os gatos inseguros costumam correr e se esconder. Há muito tempo existe uma maneira tendenciosa de pensar que todos os gatos se comportam dessa forma, mas a maioria deles usa o dono como porto seguro“, revela a Dra. Kristyn Vitale, principal autora do estudo. “Seu gato depende de você para se sentir seguro quando está estressado”, completa a especialista.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores replicou testes originalmente projetados na década de 70 para ajudar a avaliar o vínculo entre pais e filhos. Mas, em vez de adultos e bebês, os cientistas testaram a relação entre 108 gatos – incluindo 70 filhotes e 38 adultos – e seus donos.

Os resultados mostraram que a maioria dos gatos reagiu da mesma maneira que cães e crianças quando são deixados sozinhos inesperadamente. Durante o experimento, 70 gatos foram colocados em uma sala desconhecida com o dono por dois minutos. O tutor então saiu da sala por mais dois minutos antes de retornar.

Os pesquisadores afirmam que 64,3% dos gatos mostraram sinais de “apego seguro”, dizendo que, quando o dono voltou, os gatos ficaram mais relaxados e dividiram seu tempo em procurar atenção e explorar o ambiente. O restante dos felinos ficou excessivamente manhoso ou evitou completamente o dono – também conhecido como “apego inseguro”.

Vitale disse que as características de um gato seguro incluem cumprimentar seu dono e depois voltar ao que estavam fazendo.”É assim que um humano seguro também se comporta”, explica ela. “É importante que os donos pensem sobre isso. Estar em uma situação estressante pode ter realmente um impacto direto no comportamento de seus gatos”.

Em pesquisas semelhantes, 65% das crianças e 58% dos cães apresentaram sinais parecidos de apego seguro aos pais e donos, respectivamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo