Notícias

Cientistas descobrem “peixe vampiro”

Museu de História Natural de LondresCrédito: Museu de História Natural de Londres

Uma nova espécie de peixe foi descoberta em um rio de Myanmar, e chamou a atenção pelos dentes pontiagudos como presas de vampiros. O peixe foi até mesmo batizado de Danionella dracula, em referência ao mais famoso vampiro do mundo.

“Esse peixe é um dos vertebrados mais extraordinários descoberto nas últimas décadas,” disse o Dr. Ralf Britz, ictiologista do Museu de História Natural de Londres.

Apesar da cara feia assustar, o animal é possui apenas 17mm de comprimento. Os animais utilizam os dentes para empurrar uns aos outros em combates, mas não chegam a se ferir.

O peixe é diferente das outras 3700 espécies da ordem Cypriniform (carpas), que não possuem dentes semelhantes. Os cientistas acreditam que as demais espécies perderam os dentes há cerca de 50 milhões de anos, exceto o peixe-drácula. Os cientistas acreditam que um processo evolucionário levou o peixe a perder os dentes e, mais tarde, fez com que ele desenvolvesse presas de ossos.

Os cientistas já estudavam o animal há alguns anos, mas acreditavam se tratar de um peixe já conhecido. Apenas quando eles morreram e foram analisados com um microscópio que constatou-se que era uma espécie nova.

Artigo AnteriorPróximo Artigo