Artigos

Exercite e distraia seu amigo!

O exercício físico é algo tão importante para a vida do seu pet quanto o alimento que ele consome.

caes_atividade

Porém, com a vida corrida de hoje é difícil fazer com que ele se exercite. Além disso, muitas pessoas moram em apartamentos, o que limita ainda mais as atividades dos animais.

Algumas dicas podem ajudar você a exercitar seu cão ou gato.

Primeiro, é importante saber qual o grau de energia que o animal tem. Se for um filhote, cheio de energia, você pode criar brincadeiras que o estimulem a se movimentar mais. Se for um animal idoso e mais sedentário, você terá que criar atividades mais leves e ter consciência de que nesta idade seu pet se cansará logo. Saber se a saúde dele está boa antes de fazer grandes atividades físicas é de extrema importância.

Vejamos alguns exemplos do que podemos fazer para movimentar nossos pets:

  • Cão jovem, com muita energia: Você poderá brincar dentro de casa de esconder objetos e petiscos em diversos locais e deixar que ele procure. Isso irá distraí-lo e exercitá-lo por um bom tempo. Existem brinquedos como bolas em que você coloca o petisco dentro e o cão deve movimentá-la para conseguir retirar o agrado.
  • Cão idoso, com baixa energia: o ideal para animais mais velhos é uma caminhada leve, sem sobrecarregá-lo. Exercitar o faro também poderá ajudar a movimentá-lo, já que o olfato dos cães é o órgão sensorial mais poderoso.
  • Gatos jovens, com muita energia: os brinquedos ajudam muito, mas os gatos adoram o laser point, aquela luzinha vermelha. Eles correm atrás e amam.
  • Gatos idosos, com baixa energia: felinos muito velhinhos não gostam muito de se exercitar, o que pode ajudar além dos brinquedos é uma erva chamada catnip. Estima-se que apenas 70% dos gatos sentem o efeito da erva, que não tem efeitos colaterais conhecidos. Os “sintomas de uso do catnip” variam de lamber, rolar, agitar, miar. Quando colocado em brinquedos, pode promover uma maior interação.

O que é importante é que seu amigo, não importa a idade, tenha alguma atividade física, mesmo que pequena, pois é essencial para uma vida saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo