Artigos

“Samu” socorre animais acidentados em Florianópolis

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, acaba de criar o Samuvet, um serviço de emergência veterinária para socorrer cães, gatos e cavalos acidentados.

Custeado à base de doações, o Samuvet recebeu dos cofres públicos R$ 853. O carro para salvar animais atropelados, que pertencia à prefeitura, foi retirado de um ferro-velho por Eduardo Cavallazzi, diretor do Bem-Estar Animal (Dibea). Do próprio bolso, ele pagou pela reforma do automóvel e pela instalação das luzes de emergência.

Carro do Samuvet foi resgatado do ferro-velho, reformado e equipado para atender animais acidentados
Carro do Samuvet foi resgatado do ferro-velho, reformado e equipado para atender animais acidentados

O carro é preparado para atender emergências e conta com uma caixa de transporte, para animais menores, uma maca, para os maiores, e uma mala de primeiros-socorros. Ainda há a possibilidade de acoplar uma carreta ao veículo para o transporte de até dois cavalos ao mesmo tempo.

O serviço é um dos primeiros do tipo no Brasil e permite que as ocorrências com animais sejam solucionadas 24 horas por dia. São Paulo, Salvador e Recife têm projetos semelhantes, mas ainda não saíram do papel.

A ideia foi levar aos animais o padrão de atendimentos da Polícia Militar em situações de acidentes, segundo o diretor, que faz parte da corporação.

Somente as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal estão autorizados a chamar o serviço.

O estado de Santa Catarina já tem histórico na criação de projetos e atitudes em prol da proteção dos animais indefesos. Em Araquari, por exemplo, foi sancionada uma lei que dá desconto no IPTU para quem adotar animais abandonados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo