Artigos

Asilo para cães

Chegar à velhice com saúde e com muito carinho das pessoas ao redor é o sonho de muitas pessoas. Porém, nem sempre essa realidade é colocada em prática e são diversos os casos de abandono de idosos, situação que não acontece apenas com pessoas, cachorros também sofrem com o mesmo problema.

Cão recebendo todos os cuidados necessários em asilo
Cão recebendo todos os cuidados necessários em asilo

O descaso com cães senis tem sido alvo de discussão em diversos países que, assim como o Brasil, possui um índices altos de famílias que adotam pets, porém, não possuem tempo ou disposição de dar toda assistência necessária ao animal quando chegam à velhice.

Problemas de locomoção e doenças de diversos tipos são alguns impecílios que levam ao abandono ou descaso de cães. Para garantir a saúde desta espécie nos últimos anos de vida, o Japão criou, em 1978, um dos primeiros asilos do mundo para cães. Localizado na cidade de Sapporo, o local é responsável por oferecer todo auxílio necessário a cães-guia aposentados que, até os 12 anos, auxiliam pessoas com deficiência. No total, mais de 200 animais passaram pelo local.

Considerado o segundo país com o maior número de cães adotados, no Brasil, os asilos para cães está se tornando cada vez mais comum. Além de fornecer abrigos, os locais contam com funcionários encarregados de interagirem com os animais a fim de mantê-los ativos, estas pessoas ainda são responsáveis por perceber quaisquer alterações de humor nos cães, situações que podem culminar em doenças.

Em suma, ter um animal em casa é sempre uma alegria a mais para o ambiente, sem dúvidas. No entanto, é importante estar ciente dos possíveis problemas e dificuldades de cuidar de um bichinho e, acima de tudo, ter em mente que a companhia deles é para sempre e não com prazo de validade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo