Artigos

Latir é fundamental para cães se desenvolverem com saúde

Você é do tipo que se irrita com latidos de cachorros? Saiba então que essa comunicação intensa e, aparentemente sem motivo, é fundamental no mundo dos caninos.

Segundo o antropólogo Brian Hare, assim como os bebês, cachorros aprendem a conviver com os homens imitando seu comportamento e, desta forma, conseguem entender quando estão levando uma bronca ou sendo elogiados. No mundo dos cães, o mesmo acontece na comunicação entre esses animais. O latido é exerce uma função fundamental de reconhecimento entre estes bichinhos.

Cachorro latindo
Cachorro latindo

Hare afirma que os cachorros emitem três tipos de latidos: os de alerta, os que servem para chamar atenção e latidos para brincar. Porém, existe uma nuance entre estas três ramificações que contribuem para que eles se expressem de maneira ainda mais eficaz. A função de dessa diversidade é estabelecer a comunicação com o dono.

As diferenças entre os sons variam no volume e tempo de duração entre eles, por isso, muitas vezes o dono é capaz de perceber o que leva um cão a ter um comportamento diferente do padrão.

Além de todas estas especificidades, o latido dos cães também é fundamental para o reconhecimento entre os animais desta espécie. É por meio destes sons, por exemplo, que eles sabem diferenciar quando estão rodeados de pets conhecidos ou não. Sempre que escutam um latido não identificado, a busca intensa por conhecer mais o emissor faz com que a comunicação entre os animais seja maior e a quantidade de latidos também.

Em suma, tentar fazer um cão ficar quieto pode representar o mesmo que tentar finalizar uma conversa intensa entre duas pessoas que adoram bater papo. Ou seja, pessoas que tiram as cordas vocais para evitar incômodos dos vizinhos estão, no fundo, limitando o mundo de seu bichinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo