Artigos

Seu cão dorme bem?

Para descansar o corpo e a mente, os cães também precisam de horas de sono bem tranquilas. Os cães chegam a dormir aproximadamente 14 horas por dia, se somados os cochilos e o tempo que dormem profundamente. Cães filhotes, por exemplo, dormem menos e acordam mais agitados, já os cães adultos e idosos dormem mais, contudo eles acordam facilmente com qualquer barulho ou movimento.

dog

Como nós, os cães também sonham, sendo normal eles se mexerem, latirem e, às vezes, fazerem movimentos involuntários como se estivessem correndo.

Dividido em três estágios, o sono dos cães é bem parecido com o nosso e é classificado em:

NREM (non-rapid eye movement: em português, movimento não-rápido dos olhos) – Nesta fase não há movimento rápido dos olhos, o sistema imunológico dos cães se regenera e os filhotes constroem ossos e músculos.

REM (rapid eye movement: em português, movimento rápido dos olhos) – Nesta fase há o movimento rápido dos olhos. Os cães contraem patas e podem fazer muito barulho, latidos e movimentos bruscos. Normalmente, estão sonhando e muitos donos ficam assustados com as reações.

SWS (short-wave sleep: em português, sono de onda lenta) – Nesta fase o sono é bem profundo, é o momento em que eles estão dormindo e de repente dão aquele suspiro profundo e lento.

Ao perceber que o cão está fazendo um desses movimentos, tente não assustá-lo e fale com ele calmamente sem tocá-lo. Assim, ele não acordará assustado. Não devemos nos assustar com as reações dos cães enquanto eles dormem.

Acordá-los calmamente chamando pelo seu nome devagar é uma forma de não assustá-los. Como os cachorros têm reações diferentes, se tocados eles podem morder e avançar. Sem gritos ou alardes, o cão acordará mais tranquilo.

Já que alguns cães dormem bem enrolados, é mais difícil observar o comportamento deles durante o sono. Alguns deixam os músculos mais tensos e ficam menos relaxados do que os cães que dormem esticados, por exemplo. Como eles sonham, pode ser que tenham pesadelos e a melhor maneira de ajudá-los é tentar manter a calma, dar carinho, atenção.

É importante observar o comportamento do cão durante o dia também. Se o cão é sempre agitado e, de repente, passa a ficar sonolento e preguiçoso, é recomendável levá-lo ao médico veterinário para orientações e um diagnóstico mais preciso sobre essa mudança de comportamento repentina.

Os cães precisam descansar e repor as energias diariamente, como nós. Um ambiente tranquilo e sem estresse para o cão sempre será muito benéfico mais uma vida mais saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo