Artigos, Notícias

Chocolate é tóxico e não deve ser oferecido a animais

Na Páscoa, os hospitais veterinários costumam registrar aumento de 30% nos casos de intoxicação alimentar em pets provocados pela ingestão de chocolate. Isso porque o cheirinho inebriante do chocolate não hipnotiza somente humanos, mas também cães e gatos.

pascoa

Fique atento, pois – por mais que pareça inofensiva – a guloseima pode provocar no animal um mal-estar leve, com vômito, náuseas e diarreia, podendo evoluir para quadros mais graves, como arritmia cardíaca, hipertermia e hemorragia intestinal, que podem inclusive causar a morte.

Os vilões do chocolate são a teobromina e a cafeína, metabolizadas de uma forma particular pelos animais. “Como são componentes lipossolúveis, atravessam as barreiras placentárias e hematoencefálica e são absorvidos em boa parte do trato digestivo, principalmente estômago e intestino”, explica a diretora do Pet Care, Dra. Carla Alicie Berl. “Uma vez absorvida e distribuída no organismo, a teobromina causa excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias, tremores, ofegância e incontinência urinária. Já a cafeína estimula e potencializa a excitação causada pela teobromina”, esclarece.

A quantidade de teobromina muda conforme o tipo de chocolate. “Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco de intoxicação”, alerta a médica veterinária. “O chocolate amargo possui em torno de 1,35% de teobromina a cada 30 gramas, oferecendo o maior risco”. 

O que também não quer dizer que o chocolate branco está liberado, já que é rico em gorduras que também podem fazer mal. “Pode causar vômito e diarreia, devido à presença de lipídios”, completa.

Não é não!

A teobromina age por tempo prolongado no sangue do animal e sua eliminação é pelo fígado. “No cão, ela pode ficar no organismo por até seis dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática”, detalha a veterinária. “Essas substâncias não precisam ser ingeridas em grande quantidade de uma vez só para serem tóxicas. Doses pequenas de chocolate podem levar à intoxicação se repetidas em dias sucessivos”, completa.

A dose necessária para levar o animal a uma intoxicação varia de acordo com o porte do pet e o tipo de chocolate. “Para um animal de 2 kg a 5 kg, por exemplo, um ovo de chocolate ao leite de 100 g e 250 g pode provocar intoxicação”, alerta.

Tratamento

Os quadros de intoxicação alimentar devem ser monitorados por um médico veterinário e a internação é recomendada. “É uma emergência médica e exige tratamento dos sintomas”, completa.

Lavagem gástrica, soro para reidratação e correção de eletrólitos podem ser adotados no atendimento. “As convulsões e arritmias devem ser acompanhadas. Muitas vezes, usamos carvão ativado pode diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo seu tempo de ação no organismo”, finaliza a médica veterinária.

Serviço:

Hospital Veterinário Pet Care

Artigo AnteriorPróximo Artigo