Notícias

Ipem-SP reprova nove lotes de produtos veterinários

04_ipem_sp_reprovaFiscal do Ipem-SP checa peso de medicamento veterinário
Crédito: Divulgação

 
Com o objetivo de defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade dos produtos, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) examinou 65 lotes de produtos veterinários segunda-feira, dia 3 de agosto. Desses, nove foram reprovados pelos fiscais que testaram rações, suplementos, vacinas, medicamentos, vermífugos, anti-sépticos, bactericidas e produtos para higiene.

Simultaneamente, das 8h às 14h, laboratórios de São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto realizaram os testes com os lotes coletados no comércio.

Segundo a assessoria de imprensa do Ipem, das 14 amostras de xampu anti-séptico Virbac, 125 ml, da Virbac, quatro continham menos produto do que o indicado na embalagem. A maior diferença foi a falta de 9,10 ml do xampu.

Já 20 amostras de alimento para cães Hill’s, 156 g, da Colgate Palmolive Indústria e Comércio Ltda, contavam, em média, com 1,5 g (0,96%) a menos do produto.
 
Da Vip Dog Alimentos Ltda foram fiscalizados 14 amostras de Wafer para cães Vip Dog, 20 g. Eles também apresentaram erro na média: a falta de 1 g (5%) do que está especificado na embalagem.

O desinfetante Farmasept, 250 ml, da Farmabase Saúde Ltda,também teve erros na média. Das 14 amostras verificadas faltavam em média 9,6 ml (3,84%) do produto.

Outros Laboratórios

Os fiscais do laboratório do Ipem-SP em São José dos Campos localizaram duas amostras com erros da ração para aves de corte-frangos Vida Rural, da Malta Cleyton do Brasil S/A, dentre as 14 coletadas. A maior diferença foi a falta de 173 g do produto. Uma das 14 amostras da ração para pintinhos e pintainhas em crescimento Linha Natural Purina, 5 kg, tinha 89 g a menos do que o indicado na embalagem.
 
Já no laboratório de São José do Rio Preto, os fiscais encontraram em média, a falta de 13, 2 ml (5,28%) do injetável uso veterinário Bioforte, da Embravest Empresa Veterinária Ltda, dentre as 14 amostras, 250 ml, apresentadas para o exame. Da mesma empresa, foram reprovadas as 14 amostras de antiparasitário de amplo aspectro Embramec, 50 ml, pela falta em média de 6,20 ml (12,40%) do produto na embalagem.
 
Nas 14 amostras do Vermectina uso veterinário Ivermax, 500 ml, da Dispec do Brasil Ind. e Com. de  Prods.Agropec.Ltda, faltavam em média 7,20 ml (1,44%) do produto.
 
“Este é um setor em crescimento, que tem oferecido cada vez mais alternativas ao consumidor, por isso o Ipem tem intensificado a fiscalização desses produtos para reduzir e até eliminar as irregularidades”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

De acordo com o instituto, as empresas autuadas devem retirar do ponto-de-venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo o departamento jurídico define a aplicação da multa que pode variar de 100 a 50 mil reais, dobrando na reincidência.

No ano passado, a operação fiscalizou 121 lotes de produtos e 12 (9,99%) foram reprovados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo