Notícias

Ipem fiscaliza produtos de uso veterinário

Nesta segunda-feira o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza a Operação Bicho Bom. O objetivo é fiscalizar produtos para uso veterinário como ração, suplementos, vacinas, medicamentos, vermífugos, anti-sépticos, bactericidas e para higiene, e defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade .

Simultaneamente, os laboratórios de São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, examinam 65 lotes coletados no comércio. Serão examinados produtos para cães, gatos, peixes, répteis, roedores, aves canoras, papagaios, araras, entre outros.

No ano passado, dos 121 produtos fiscalizados, 12, ou 9,99%, foram reprovados. Caso isso ocorra, as empresa autuadas devem retirar do ponto-de-venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variam de 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo