Notícias

Homem instala ar-condicionado em casinha de cachorro

Um homem da cidade de Guaraí, no Tocantins,instalou um aparelho de ar-condicionado na casinha da cadela de estimação, Hana. Wyomar Ramos de Araújo, de 39 anos, afirma ter colocadoo equipamento há cerca de três meses para dar mais conforto à cachorrinha, uma cadela da raça pastor alemão de um ano e um mês.

Foto: Arquivo Pessoal
Araújo e Hana: parceria para driblar o calor

Com sensação térmica de até 50° em algumas regiões, Araújo conta que a cadela é sensível ao calor do Centro-Oeste brasileiro. A ideia de instalar o ar-condicionado surgiu quando encontrou Hana inquieta ao chegar do trabalho. “Dei água, comida e levei para passear, mas ela continuava agoniada. Liguei a mangueira e dei um banho nela, que ficou super feliz. Percebi que o problema era o calor“, relembra.

Para Araújo, Hana aprovou a ideia. “No primeiro dia, ela quase não saiu da casinha. Quando quer que eu ligue o aparelho, fica entrando e saindo da casinha, como se estivesse me avisando que já é hora.”

Foto: Arquivo Pessoal
Aparelho de ar-condicionado deu mais conforto à cadela nos dias de muito calor

Araújo é instalador de ar-condicionado gosta de contar que resolveu proporcionar à Hana o conforto que já tinha. “Se a gente passa mal com esse calor, imagina o bichinho?”. A mulher dele questionou a atitude, questionando se a conta de luz não viri amais alta. “Bom, veio razoavelmente mais cara, mas dá para economizar de outras formas: apagar as lâmpadas, desligar a televisão.”

O instalador disse ainda que pretende dar à casinha ainda mais melhorias. “Na foto dá para ver que a casa ainda não está terminada. Estou pensando em colocar um forro de isopor, rebocar as paredes e colocar um calçamento.”

Veterinário aconselha cuidados

Para o veterinário Isaac Avelino Pacheco, o aparelho pode causar dano à saúde dos cães, se a manutenção correta for realizada. “O ar-condicionado reduz a umidade do ambiente, mas, se não passar por limpeza regularmente, pode acumular fungos e bactérias”, afirma.

Pacheco aconselha que, nos dias quentes, os donos de cães cujos animais ficam dentro de casa, em ambientes refrigerados, acrescentem um umidificador de ar ou uma toalha molhada no local. Para os que deixam os bichos de estimação em espaços externos, recomenda o cuidado de mantê-los sempre a sombra, com água fresca em abundância e com a vasilha sempre limpa. Nas casinhas, evite o telhado de amianto e mantenha o lugar arejado, com janelas e portas que deem acesso ao ar livre.

Foto: Arquivo Pessoal
Hana, ainda filhote, no colo do dono
Artigo AnteriorPróximo Artigo