Notícias

Florais de Bach podem ajudar a driblar hiperatividade e depressão

Ansiedade, hiperatividade, carência, fobias e depressão. Assim como os humanos, os cães também passam por episódios de alterações no comportamento. Como um aliado no tratamento alternativo destes desequilíbrios emocionais, os florais de Bach são uma terapia feita à base de compostos naturais que proporcionam a cura e a regularização do comportamento animal.

Ilustração
Tratamento alternativo busca equilibrar as energias dos cães

Eles surgiram na década de 1930, a partir de estudos do médico britânico Edward Bach. O homeopata, patologista e bacteriologista sempre buscou a cura para o sofrimento por meio de métodos menos invasivos, considerando os problemas, sentimentos e a personalidade de seus pacientes. Em seus testes, o médico percebeu que o restabelecimento só acontece quando o corpo está com suas energias equilibradas. É aí que entram os florais, que auxiliam no tratamento da depressão, medo e estresse, liberando o corpo para o processo de cura.

A descoberta veio quando ele observou que diversos animais comiam flores quando não estavam se sentindo bem. Então, Dr. Bach encontrou em seus testes 38 florais, sendo 37 provenientes de plantas e um da água de fonte natural. Estes componentes podem ser associados e recebem álcool na concentração de 10% para o uso em animais ou 30% para humanos.

Apesar deles não serem considerados remédios, pois não buscam a melhora física, e não terem contraindicações, os florais não devem substituir o tratamento veterinário e seu o uso deve ser feito com cautela, pois a dosagem é diferente para cada um dos casos.

O ideal é que a manipulação e o período de tratamento sejam orientados por um terapeuta floral veterinário, que terá como avaliar o estado em que o animal se encontra. Uma alternativa para casos de emergência, como traumas, pânico e perda de controle, é o uso do floral concentrado à base de glicerina, que não leva álcool. Ele tem rápida ação e é facilmente encontrado em pet shops.

Artigo AnteriorPróximo Artigo