Notícias

São Roque: o padroeiro dos cães?

19_sao_roque_oUm cão, com um pão na boca, costuma aparecer ao lado de São Roque
Crédito: Guia São Roque

Para uns ele é o protetor do gado e das doenças contagiosas. Para outros, o santo protege das pestes, os inválidos e os cirurgiões. De qualquer maneira, sua data é comemorada no dia 16 de agosto, e o Brasil conta até com uma cidade, localizada no interior de São Paulo, batizada com seu nome. É nela que se encontra a principal igreja consagrada ao santo, e que traz em seu interior um pedaço do osso do fêmur do santo. Polêmicas e proteções à parte, sua imagem sempre é apresentada com um cão aos seus pés, e por isso, alguns fiéis acreditam que ele é o padroeiro dos cachorros. E no dia de São Roque, muitos proprietários costumam levar seus cachorros às missas, ou organizar festas.

Apesar de pouco comum (ou praticamente inexistente) no Brasil, bolivianos costumam levar seus pets às missas para receber a benção, no dia do santo padroeiro. Uns ouvem com atenção as palavras do padre, enquanto outros não aguentam e acabam caindo no cochilo, no colo de seus donos. E eles ainda têm direito a água benta, que o padre joga vigorosamente sobre o dono e animal, que saem praticamente molhados.

Já na Itália, o casal Davi de Micheli e Viviana Siviero resolveu casar bem no dia de São Roque. E como ambos são apaixonados por cães decidiram que a festa seria para os convidados e seus bichinhos de estimação. O convite trazia a mensagem: “todos os tipos de cães são bem vindos”. Setenta cachorros compareceram ao evento, acompanhados por seus donos.

O noivo foi acompanhado pela madrinha Cassiopea, uma elegante Labradora, e a noiva, pelo padrinho Circe, um Labrador adotado por Viviana, que o encontrou abandonado por ser portador de deficiência física. Os dois cachorros estavam com acessórios especiais para o grande dia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments