Notícias

Felinos históricos

02_felinos_historicosOs bichanos se dividem em herois, anti-herois, musas e afins
Crédito: Divulgação

 
Os gatos não ficaram de fora da onda dos cem mais de Sam Stall, autor do livro “100 cães que mudaram a civilização”. O norte-americano aproveitou o embalo e lançou o livro “100 gatos que mudaram a civilização”, pela Editora Prumo. São 248 páginas que relatam histórias inusitadas e curiosas sobre bichanos que inspiraram autores, provocaram conflitos diplomáticos, entre outros feitos.

O autor tenta desmitificar a crença de que gatos são egoístas, e que apenas os cachorros são os melhores amigos do homem. Para Stall, “ao longo dos séculos, certos indivíduos da espécie felina acharam por bem se esforçar em favor da humanidade. Na maior parte das vezes eles fazem isso à sua maneira, por seus próprios motivos inescrutáveis”.

Assim como o livro dos cães, Sam Stall divide a obra em seções, como as musas, os pioneiros, herois e anti-herois. Uma musa inspiradora foi Cattarina, a gatinha do escritor Edgar Allan Poe. O conto “O gato preto” não é bem um romance, ou uma história de amor, mas é uma história de terror reconhecida mundialmente.
 
Há felinos importantes que mudaram a criminalística forense, já outro que ganhou um certificado de MBA, e até um que participou de um trabalho de Física de baixa energia. Entre os herois, destaque para Mourka, felino que auxiliou as forças russas durante a batalha de Stalingrado.

Serviço:

“100 gatos que mudaram a civilização”
Editora: Prumo
Autor: Sam Stall
Preço: 29,90 reais

Artigo AnteriorPróximo Artigo