Estados Unidos, Mercado Pet, Notícias

FDA aprova droga para cães que se assustam com fogos de artifício

O FDA (Food and Drug Administration), entidade norte-americana que controla a aprovação e distribuição de remédios nos Estados Unidos, concedeu autorização para o Centro de Medicina Veterinária utilizar o Pexion no país. O medicamento foi desenvolvido para tratar o pânico de cães a ruídos altos, como os fogos de artifício.

Cães com medo de ruídos não são simplesmente surpreendidos por um som, eles reagem de maneira inesperada, vocalizando (choramingando, latindo, uivando), se escondendo, fugindo, tremendo, vomitando e, muitas vezes, até urinando ou defecando”, disse a FDA em seu comunicado sobre a aprovação da Pexion, que ainda não tem data prevista para início de vendas nos Estados Unidos.

O medicamento foi aprovado após uma avaliação de cães avessos a ruídos na véspera de Ano Novo. Os animais envolvidos no teste de eficácia da droga receberam placebo ou Pexion duas vezes ao dia, dois dias antes do Ano Novo. Este período foi selecionado porque são uma época traumática para animais, em razão dos shows de fogos de artifício.

“Os proprietários avaliaram as respostas de seus cães aos fogos de artifício em quatro intervalos pré-estabelecidos e pontuaram o nível de 16 comportamentos diferentes. A pontuação geral para os cães que receberam Pexion foi menor (ou seja, melhor) do que aqueles que receberam o placebo ”, relatou a agência federal sobre o teste.

66% dos proprietários que deram Pexion a seus cães classificaram a resposta dos animais aos fogos de artifício como excelente ou boa quando comparada às reações anteriores. Apenas 25% dos proprietários que medicaram seus cães com um placebo chegaram à mesma classificação.

Os tutores que acreditam que seus cães podem se beneficiar com Pexion foram instruídos pelo FDA a visitar um veterinário quando o remédio estiver disponível. O Pexion foi concebido para ser administrado a cães duas vezes por dia, com início dois dias antes de um evento de ruído esperado. Os cães também recebem dois comprimidos no dia do evento. Lembrando que toda e qualquer administração de remédios em animais deve ser sempre supervisionada por um médico veterinário.

De acordo com o FDA, “as reações adversas mais comuns observadas no estudo foram ataxia (dificuldade em pé e andar), aumento do apetite, letargia e vômitos.”

Alguns dos donos de cães que testaram a droga em seu animal de estimação também relataram um aumento na agressividade.

Não se sabe até o momento quando e se o medicamento chegará ao Brasil. Até lá, vale a pena dar uma checada na nossa biblioteca de reportagens com dicas sobre como proteger seu pet dos sustos nos dias de fogos de artifício.

Artigo AnteriorPróximo Artigo