Estados Unidos, Notícias

“Cão unicórnio” é resgatado por abrigo nos Estados Unidos

“Será que esta cauda abana?” Foi a primeira pergunta que passou pela cabeça de Rochelle Steffen, dona de um abrigo de animais, no instante em que ela bateu os olhos neste pequeno cãozinho.


Filhote de 10 semanas chamou a atenção por detalhe inusitado: uma cauda no centro da testa (Divulgação)

Com um rabo crescendo bem no meio da testa, o cão resgatado, agora apelidado de Narwhal, se tornou a sensação dos noticiários do Missouri, nos Estados Unidos. “Era o filhote mais estranhamente adorável que já vi”, disse Steffen.

Proprietária da Mac’s Mission, uma entidade que recolhe, cuida e abriga animais abandonados com deficiências, na cidade de Cape Girardeau, Missouri, Steffen nomeou imediatamente o cão de Narwhal, uma homenagem ao tipo de baleia que vive nas águas do Ártico e tem uma presa saliente.

Steffen administra o abrigo para cães com necessidades especiais há sete anos e já viu de tudo: de cachorros com espinha bífida a um com cinco pernas e dois tratos urinários, mas nada parecido com Narwhal até hoje.

“O veterinário teve a mesma reação que eu: o queixo caiu”, disse ela. Steffen levou Narwhal para ser examinado pelo Dr. Brian Heuring, veterinário da Clínica de Pequenos Animais de Cape Girardeau. Ele radiografou o cachorro e não encontrou nenhuma estrutura óssea na cauda pendurada em seu rosto.

“Sou veterinário há 16 anos e nunca vi nada assim”, disse Heuring. “Certamente parece uma cauda, mas fizemos raios-X e tudo é apenas pele”. Por isso, a resposta à pergunta engraçadinha no começo desta matéria é: não, a cauda não abana.

Dr. Heuring conta que o crescimento em seu rosto não afeta o cão de maneira negativa. É uma anomalia congênita, essencialmente um defeito de nascença.


Raio-X mostra que não estrutura óssea na cauda “extra” de Narwhal (Divulgação)

“Certamente não vejo nada que possa causar danos ou complicações“, disse ele. “O filhote não poderia ser mais doce ou feliz. É realmente mais um filhote de cachorro incrível que desperta a consciência do excelente trabalho da Mac’s Mission.”


Dr. Heuring examina Narwhal (Divulgação)

“Temos um problema real na área rural do Missouri com muitos cães abandonados. Ele foi encontrado com outros cães. As pessoas não queriam vê-lo ser atropelado e nos pediram para resgatá-lo“, disse Steffen.

O filhote tem cerca de 10 semanas de idade e pesa pouco mais de 2 quilos. A cauda em seu rosto mede cerca de um terço do tamanho da cauda real. “Alguém fez uma brincadeira, dizendo ele veio com peças extras”, diverte-se ela.

O palpite de Steffen é que Narwhal é uma mistura de Dachshund-terrier, mas parece ter algumas características de Golden Retriever.

Com a divulgação das fotos do filhote, o abrigo foi inundado de pedidos de pessoas querendo adotar Narwhal. O cão ficará no abrigo por mais algumas semanas ou meses, para que os veterinários possam monitorar se alguma complicação se desenvolverá na cauda em seu rosto.

“Estamos fora da nossa área de expertise aqui, por isso queremos apenas garantir que a cauda não se torne um problema“, disse Steffen. “Nós odiaríamos encontrar uma família para ele e depois receber a notícia de que Narwhal precisará de uma cirurgia“, finaliza Steffen.

Artigo AnteriorPróximo Artigo