Notícias

10 alimentos humanos e saudáveis para o seu cão

Não deu tempo de tirar a comida da geladeira e o seu cão já está lá, esperando um pedacinho, a gente sabe como é. Mas será que podemos oferecer todo e qualquer tipo de alimento humano aos nossos melhores amigos? A resposta é não.


Abóbora é fonte de betacaroteno e vitaminas (divulgação)

O ideal é manter uma dieta equilibrada com a ajuda de um veterinário e ficar de olho, pois nem tudo o que está na geladeira é para “bico” do seu peludo.

Separamos uma lista de 10 alimentos humanos que também são saudáveis para o cão e que você não precisar resistir àquela carinha de “eu quero”. Anote aí!

1. Maçã
A maçã é uma boa opção de alimento para o pet, além de muito palatável, ela é rica em vitamina C e em vitaminas do complexo B que são importantes para o cão. É preciso ter cuidado apenas com a ingestão de sementes ou do talo da fruta que podem liberar ácido cianídrico e prejudicar a saúde do pet.

2. Manga
Retirando a casca e o caroço que podem ocasionar engasgamento, a manga é um ótimo alimento. Rica em vitamina C e fibras, o sabor da manga agrada muito aos peludos.

3. Banana
Rica em potássio, fibras, vitamina A e C, a banana pode ser oferecida com ou sem casca, mas, sempre em pequenas porções para evitar a obesidade, por seu alto teor de açúcar. O ideal é servir a fruta em rodelas, sem os fiapos.

4. Melão
Além de altamente hidratantes, o melão oferece muitos benefícios por conter ferro, fósforo, fibras, potássio, vitamina B e C. O melão é usado na prevenção do câncer por inibir alguns danos celulares e deve ser servido em pequenos pedaços, sem casca.

5. Couve
Deve ser oferecida cozida e em pequenas tiras é uma ótima aliada na manutenção da saúde dos ossos e dentes dos cães. Contém vitamina A, C e K, fósforo, ferro e cálcio.

6. Alface
Embora com pouco valor nutricional, a alface é adorada pelos cães e pode ser oferecida com outras verduras e legumes.

7. Batata Doce
Rica em vitaminas do complexo B e C, cálcio, betacaroteno, magnésio e fibras, a batata doce é uma ótima opção que contribui para a saúde dos músculos, ossos e dentes. Deve ser servida cozida sem temperos.

8. Abóbora
A abóbora agrada a maior parte dos pets. É fonte de fibra e betacaroteno, rica em potássio, proteínas, carboidratos, cálcio, sódio, ferro, vitaminas A, C e E. Ajuda a controlar problemas digestivos e pode ser oferecida cozida.

9. Cenoura
É a preferida dos pets! Rica em vitaminas A e C e potássio, pode ser servida cozida, sem temperos e cortada ou natural. A cenoura contribui para a saúde dos olhos, da pele e beneficia o organismo como um todo. Ajuda a limpar os dentes do pet.

10. Brócolis
Possui cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, além de ser rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Contribuir no controle da pressão, então é indicado para cães idosos ou obesos. Deve ser servido cozido e em porções pequenas porque causa gases.

Cuidado com aquela carinha de “quero mais”
É preciso ter cuidado com os excessos de alimentos fora da dieta. Uma das formas de evitar este problema é oferecer os alimentos que saem da rotina “como uma moeda de troca”, assim, o cão só vai ganhar as porções à medida em que tiver um bom comportamento ou quando realizar um truque novo.


Fórmulas funcionais podem trazer os benefícios de alimentos naturais (divulgação)

Para quem quer fugir dos petiscos artificiais, vale a pena dar uma olhada nas opções do mercado em “snacks funcionais”. As propriedades dos alimentos, como a cenoura, estão presentes nas fórmulas da Botica Pets, por exemplo, uma marca nacional focada em suplementos e petiscos com base natural. Todos os suplementos são sem conservantes, e os ingredientes, quando combinados, se potencializam e se complementam, promovendo um efeito sinérgico que proporciona saúde e longevidade aos pets.

Artigo AnteriorPróximo Artigo