Notícias

Canil da PM de Sorocaba vence torneio de cães

18_canil_da_pmDois oficiais e um Pastor Alemão participam das etapas, em Descalvado
Crédito: Divulgação

O Canil da Polícia Militar de Sorocaba (7º Batalhão) foi o grande vencedor do 1° Torneio de Cães de Polícia, realizado no último dia 16 de setembro, na cidade de Descalvado, no interior de São Paulo. O evento avaliou o desempenho de 22 equipes em uma situação real de ocorrência policial e elegeu a mais preparada para atender um caso de busca e apreensão de entorpecentes. Promovido pela Royal Canin, fabricante de alimentos para cães e gatos, o torneio reuniu cães das Forças Armadas, Polícias Militares e Guardas Municipais.

Todas as equipes, formadas por dois oficias e dois cães, passaram por uma simulação com três etapas. Na primeira, o cão precisava reconhecer o “suspeito” entre dois civis e abordá-lo, após o comando. Segundo o gerente da linha Pro (Professional) da Royal Canin e um dos responsáveis pela organização do evento, Giovanni Lara, “a intenção foi simular a fuga do suspeito em uma rua qualquer. O cão precisa estar preparado para não atacar a pessoa errada”.

Já na segunda etapa, os animais tiveram que encontrar entorpecentes escondidos em um dos dois ambientes preparados para a busca. Na última fase, o cão foi colocado novamente próximo ao suspeito e não poderia atacá-lo. “Os animais precisam ser treinados para que após o término da ocorrência eles não voltem a atacar”, disse Giovanni.

A prova tinha que ser realizada em 15 minutos e foi avaliada por três árbitros. O Canil da Polícia Militar de Sorocaba (7° Batalhão) foi o vencedor do torneio, logo seguido pelo Canil da Polícia Militar do Rio de Janeiro (7° Batalhão). O terceiro lugar ficou com o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, o quarto com o Canil da Guarda Municipal de São Caetano do Sul, e a quinta posição com o Canil da Guarda Municipal de Diadema.

As cinco equipes receberam troféu, 20 kg de alimento para cães da Royal Canin e duas guias de 1,5 metro padrão militar. “O torneio foi uma grande oportunidade para os oficiais avaliarem o desempenho de seus cães, em que aspectos eles precisam melhorar e em quais eles já estão bem preparados”, concluiu Lara.

Artigo AnteriorPróximo Artigo