Notícias

Lambidas liberadas

18_lambidas_liberadasAbraços e carinhos entre cães e donos não causam risco à saúde
Crédito: Silvia / Flickr

A notícia causou certo espanto para muitos que defendem que animais devem viver a certa distância de seus donos, mas fez a alegria principalmente das crianças. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela médica veterinária Kate Stenske, da Universidade do Estado do Kansas, o contato próximo com animais não é prejudicial para humanos. Na verdade, seria justamente o contrário.

O estudo, que será publicado em breve no conceituado “American Journal of Veterinary Research” revelou que dormir ao lado do cão de estimação ou levar uma lambida no rosto não causa doenças. Para chegar a tais conclusões, a pesquisadora analisou os riscos relacionados à bactéria Escherichia coli, causadora de problemas comuns como infecções intestinais. Para isso, a veterinária coletou amostras de fezes de cães e de seus proprietários.

O resultado mostrou que em grande parte dos casos a bactéria encontrada nos seres humanos é mais resistente – e, por isso, mais perigosa à saúde – do que a encontrada entre os cães. Para reforçar a ideia de que, na verdade, são os humanos é que podem infectar os animais, constatou-se que em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam do mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso significa que os humanos transmitiam sua bactéria para os cães e por ser mais resistente, elas permaneciam no organismo do animal (sem causar riscos à saúde dele).

Vale a pena destacar que, apesar dos resultados, a veterinária pede cautela e bom senso aos donos de animais, lavando sempre as mãos após brincar com o pet, principalmente ao manusear alimentos.

Os próximos estudos da veterinária prometem analisar a relação da mesma bactéria com gatos e seres humanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo