Notícias

Mini Coelhos: a mais nova sensação pet

19_mini_coelhos_a_mais_01As fêmeas da raça Fuzzy Lop esbanjam charme com seus lacinhos coloridos
Crédito: Divulgação / Coisa Fofa

Narizinho, Nina e Pepita não são simplesmente coelhas comuns. As pequenas têm no máximo 30 cm, pesam até 2 kg e já são adultas! Sua dona, a criadora de coelhos anões ou mini, Giulliana Pittia, admite que não são raras, inclusive, pessoas que as confundem com gatos persas de tão peludas e fofas que são suas pequenas. “Trata-se de animais extremamente dóceis, que interagem a todo tempo com o dono. São inteligentes e limpos também”, derrete-se.

Além das três fêmeas, a criadora mantém cerca de 40 exemplares e tem se especializado na comercialização de três raças distintas, uma para cada gosto ou estilo do futuro dono. “O Fuzzy Lop tem as orelhas caídas e o pelo longo. Sua carinha de coitado faz muito sucesso entre as crianças”, diverte-se. Ela explica também que para pessoas com alergia a pelos ou que não querem ter muito trabalho, a raça ideal seria o Mini Lop, que tem as orelhas também caídas e o pelo curto. Para os mais excêntricos, a especialista sugere o Lionhead, um verdadeiro leãozinho de orelhas eretas e coberto de pelos em volta de sua cabeça, semelhante a uma juba.

19_mini_coelhos_a_mais_02O macho Riccão, da raça Lionhead é indicado para os amantes de coelhos de pelo longo
Crédito: Divulgação / Coisa Fofa

Giulliana chama a atenção que apesar do tamanho diminuto dos animais, os cuidados são os mesmos aplicados a qualquer outro pet. “Apesar deles viverem em gaiolas espaçosas, é importante deixá-lo solto pelo menos duas horas por dia, mas sempre supervisionando o pequeno para que ele não se perca ou se meta em algum buraco”.

Ela alerta ainda que gavetas, portas e armários devem estar sempre fechados e que uma boa escovação dos pelos, além de manter as unhas e dentes do bichinho sempre aparados são procedimentos importantes. “Existem diversos brinquedos que ajudam o animal a gastar os dentes que costumam crescer constantemente. Quanto às unhas, elas devem ser cortadas a cada 6 a 8 semanas”, explica.

A alimentação dos mini também não se diferencia dos coelhos maiores. Além da ração específica, cerca de 25% da comida deve ser à base de verduras e legumes como repolho, folhas verdes como couve, almeirão e chicória, além de frutas como maçã e banana. Água fresca e feno sempre disponíveis também são importantes, cuidando para jamais dar restos de comida ao animal, já que ele possui flora intestinal muito sensível.

Saúde e higiene

Apesar de parecer divertido, coelhos não são acostumados a tomar banho. Sendo assim, o procedimento deve ser feito, no máximo, duas vezes por ano, isso se o animal estiver realmente sujo. Giulliana explica que como os gatos, os mini costumam se lamber, sendo extremamente limpos.

À exemplo dos felinos, os coelhinhos também se acostumam com facilidade a fazer suas necessidades na caixa de areia, contanto que seja condicionado a tanto. A criadora orienta que a bandeja higiênica deve ser colocada em um lugar de fácil acesso e que acima de tudo, é preciso paciência. “Toda vez que ele fizer xixi ou cocô fora da caixa de areia, é preciso recolher as necessidades e colocar dentro dela, procurando mostrar ao animal onde ele deve fazer suas necessidades. Com o tempo, ele vai seguir seu próprio cheiro e naturalmente usará a caixa”. Giulliana conta que há casos em que seus clientes conseguem ensinar seus animais em até 3 dias, já que os coelhos são muito inteligentes.

E como não poderia deixar de ser, as idas ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano também é fundamental. Como se trata de animais exóticos, vale lembrar que é preciso levá-lo a um especialista em silvestres para que suas necessidades sejam melhor atendidas. Giulliana chama atenção ainda para a aquisição consciente de filhotes, ou seja, só adquiri-los após 4 ou 5 semanas de vida. “Antes desse período seu intestino está mais sensível, e o bebê precisa do leite da mãe, que muda de pH e fornece anticorpos vitais que o ajuda gradualmente a ajustar seu ambiente intestinal, que ainda está em mudança”.

Além dos problemas intestinais, como a diarréia, não são raros os casos de doenças respiratórias devido ao nariz curto do animal, além do pó inalado da ração ou mesmo da própria areia sanitária. Nesses casos, o ideal é que ambos sejam peneirados antes de serem oferecidos ao coelho.

Para concluir, Giulliana reafirma que de modo geral os mini são amáveis e resistentes, podendo durar de 8 a 12 anos se bem tratados. Os gastos com o coelho também não são absurdos, cerca de 20 reais por mês, em média, sendo uma boa opção de pet, já que não fazem barulho, se dão muito bem com crianças e até mesmo com outros animais na casa como gatos e cães.

Serviço

Coisa Fofa Mini Coelhos
Telefone: (19) 9259.8749 – celular
Telefone: (19) 3038.5380 – livre
E-mail: gipittia@hotmail.com
Site: www.coisafofaminicoelhos.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments