Notícias

Projeto de lei quer proibir criação de Pit Bulls

Mais um capítulo sobre as medidas de segurança sugeridas no Senado promete trazer polêmica entre os defensores de animais. Nesta terça-feira, 29 de setembro, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PLS 300/08) que prevê a suspensão da criação e comercialização de raças como o Pit Bull, além de responsabilizar civil e penalmente os proprietários e criadores de cães de guarda perigosos.

De acordo com a Agência Senado, a proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a apresentação do voto do relator, o senador Gim Argello (PTB-DF). Em seu discurso Pereira ressaltou a importância de serem criadas normas que livrem a população de animais ferozes e concluiu que praças e ruas foram feitas para o lazer dos cidadãos e não para abrigar cães que possam ameaçar crianças, idosos, mulheres e estudantes.

Ainda em seu pronunciamento, o senador se referiu ainda ao projeto de lei PLC 41/00 de autoria do ex-deputado Cunha Bueno, e que regulamenta a propriedade, a posse, o transporte e a guarda responsável de cães. O projeto já foi aprovado na Câmara e está em tramitação no Senado, liberando a criação e reprodução de quaisquer raças em território nacional, sendo a periculosidade de cada animal avaliada, individualmente, por médico veterinário no ato da sua vacinação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments