Notícias

Dia do animal é celebrado em todo o mundo

05_dia_do_animal_01Muitos participantes usavam camisetas da I Cãominhada de São Francisco de Assis e do Circuito Cultural Animal
Crédito: Marcello Berriel

Diversas atrações levaram milhares de pessoas às ruas por todo o mundo para celebrar o Dia Mundial dos Animais, também dia de São Francisco, padroeiro dos animais, no último domingo, 4 de outubro. No Brasil, do Norte ao Sul do País, os donos de pets puderam desfrutar de cãominhadas, feiras de adoção, além de atrações voltadas para crianças.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, por exemplo, a população pode conferir a 2ª Cãominhada, reunindo cerca de 200 cães e 800 pessoas. A participação de ONGs protetoras dos animais, além da apresentação dos cães da Polícia Militar marcaram o evento, que teve como auge o lançamento de um abaixo-assinado que reivindicou da Prefeitura de Natal, a aprovação do projeto de lei de esterilização dos animais de rua.

05_dia_do_animal_02O adorável Yorkshire foi levado à igreja para receber a bênção em Amsterdã
Crédito: Reprodução Daily Mail

Já do outro lado do País, em Santa Catarina, as chuvas recentes não foram motivo para impedir a 6ª Cãominhada de Blumenau. O evento reuniu cerca de 4 mil pessoas e mais de mil animais inscritos. O percurso teve duração de 50 minutos e contou com a participação de famílias para lá de animadas, que passaram pelas principais ruas da cidade.

Além da cãominhada, um show de adestramento encantou os presentes com as habilidades de um cão da raça Border Collie, considerado o mais inteligente do mundo. A interação com os animais da plateia foi outro ponto alto da programação. O evento fez tanto sucesso que está previsto para o dia 22 de novembro mais uma edição da cãominhada.

As inscrições para a última edição do ano podem ser feitas a partir do dia 22 de outubro pelo email caominhadablu@blumenau.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3326-6901

Circuito Cultural Animal

Do dia 27 de setembro até o dia 4 de outubro, a cidade de São Paulo participou das atividades programadas pelo Circuito Cultural Animal. O evento contou com palestras, exposições, feiras de adoção, bênçãos religiosas e para finalizar com chave de ouro, a famosa Cãominhada, na região da Avenida Paulista.

Na ocasião, ocorrida no último domingo, os cerca de 800 participantes compareceram em peso, às 10h da manhã com seus totós. Perto do evento, muitos fieis aproveitaram a data para ir até a Paróquia de São Francisco, na Vila Clementino, para receber a bênção anual ao seu pet.

Ainda na América Latina, centenas de cãezinhos saíram fantasiados pelas ruas da Colômbia e Nicarágua para comemorar o Dia Mundial dos Animais, enquanto no Peru, a população se preparou para receber também as bênçãos de São Francisco.

Vale lembrar que exposições, palestras sobre a guarda responsável, desfiles, feiras de adoção, entre outros marcaram as celebrações do dia em todo o mundo. O site World Animal Day disponibilizou todas as principais atividades que aconteceram pelo globo. Para conferir imagens e notícias de tudo o que aconteceu no último domingo, acesse www.worldanimalday.org.uk (em inglês).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments