Notícias

ONG de Curitiba perde sua sede

Com a notícia de que em breve, terá que devolver o terreno alugado de sua sede, no bairro de Santa Cândida, ao proprietário, a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) acaba de divulgar um comunicado no qual pede por ajuda. A entidade, que sofre pressão da prefeitura municipal desde 2004 para reduzir o número de animais abrigados na área, agora também precisa se preocupar com a devolução do imóvel “o quanto antes” já que o proprietário pretende vendê-lo.

Apesar da data para a desocupação ainda não ter sido estabelecida, a ONG quer retomar a construção da sede própria, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba. A obra está paralisada devido à impossibilidade de realizar o aterro e drenagem, sem contar o projeto ambiental da área que ainda precisa ser feito antes mesmo da construção de mais canis. Soraya Simon, presidente voluntária da entidade, explica que não há previsão para mudança, uma vez que não há verba suficiente. “Se houvesse uma lei para benefício fiscal de empresas que colaborassem com entidades como a nossa, já teríamos conseguido a verba”, lamenta.

A ONG funciona atualmente apenas com doações e serviços prestados pela clínica veterinária que funciona no local, que conta com a ajuda voluntária de alguns profissionais. Abrigando mais de 800 animais, tem se tornado difícil manter o funcionamento do local, pagar funcionários e ainda terminar de construir a sede em Colombo. É justamente por isso que a ONG pede por ajuda.

Soraya explica que a organização precisa principalmente de mão de obra e materiais de construção. “Para fazer a drenagem profunda precisamos de bambu, varas compridas, arame galvanizado, brita n.2, lona plástica e retro escavadeira. Para a drenagem superficial precisamos de tubos de concreto”. Além disso, devido à superlotação de animais, Soraya incentiva que os moradores da região colaborem adotando um cão ou gato ou, pelo menos, que doem ração, medicamentos, produtos de limpeza, entre outros.

Quem puder colaborar com a SPAC deve entrar em contato com Soraya Simon pelo e-mail: spacuritiba@spacuritiba.org.br ou pelo telefone: (41) 3256-8211

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments