Notícias

Aves silvestres e répteis são apreendidos

01_aves_silvestres_eO Azulão apreendido em São Paulo corre sérios riscos de extinção
Crédito: Wikimedia Commons

Apesar da intensa fiscalização por parte das Secretarias de Meio Ambiente de diversos municípios brasileiros, ainda não são raras as notícias que denunciam os criadouros ilegais de bichos silvestres. Recentemente, a polícia de Teresópolis, no Rio de Janeiro, apreendeu 38 aves, muitas delas, somente encontradas na região do Pantanal, no Cerrado e na Amazônia. Dentre os animais encontrados irregularmente havia Curiós, Sabiás, Trinca-ferros, Gaviões e Tucanos.

De acordo com o jornal “Diário de Teresópolis” as aves encontradas foram apreendidas e levadas para o Parque Nacional. Já os criminosos que mantinham os animais enjaulados receberam multa de cerca de 80 mil reais.

Em São Paulo, a notícia de animais mantidos acorrentados em coleiras, em Cubatão, chocou pelo grau de crueldade. Foram apreendidos dez pássaros silvestres e quatro lagartos. O local foi encontrado por meio de denúncia anônima e o responsável pelo criadouro irá responder processo de crime ambiental.

Ainda no Estado paulista, na zona Oeste de Bauru, uma síndica também foi pega em flagrante com oito pássaros, entre eles, um Azulão, Coleirinhas e Tico-Ticos. A dona de casa foi detida pela polícia ambiental e os bichos foram encaminhados a um criador habilitado pelo Ibama. Havendo condições de saúde, as aves poderão ser soltas futuramente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo