Notícias

USP e governo criam centro de cães-guia

27_usp_e_governoO Golden Retriver foi uma das raças escolhidas para o treinamento
Crédito: Winam

Com o objetivo de capacitar cães para serem guia de deficientes visuais, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência acabam de firmar um convênio. A cerimônia da assinatura do acordo aconteceu na última terça-feira, 24 de novembro. Segundo a “Agência USP de Notícias”, o Centro deverá funcionar em um terreno adjacente à FMVZ, doado pela reitoria da universidade.

A responsável pelo projeto será a Profa. Dra. Denise Tabacchi Fantoni, que também é professora da FMVZ e responsável pelo Serviço de Anestesia do Hospital Veterinário da USP. Em entrevista à agência de notícias, a coordenadora declarou que a implementação do Centro será um grande projeto que “envolverá a universidade, o governo estadual e a sociedade”. Ela explica que o primeiro passo já foi dado, e que o terreno já foi doado para que as instalações comecem a ser montadas.

Assim que tudo estiver pronto, a intenção é que cães das raças Labrador e Golden Retriever comecem a ser treinados. Os animais foram escolhidos devido ao seu alto grau de aprendizado da função de guia. A princípio, os cachorros serão adquiridos por meio de doações de canis particulares, credenciados e com controle de doenças. Mas com a evolução do projeto, a ideia é também comprar alguns filhotes. Inicialmente, o centro de treinamento espera formar 30 cães ao ano para os portadores de deficiência visual.

Denise orienta também que as famílias que desejam se candidatar para a adoção de um futuro cão-guia, que entrem em contato com o Centro de Estudos do Cão-Guia do Estado de São Paulo, nos emails juliabezerra@terra.com.br e mariafernandacir@gmail.com.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato direto com a profa Denise pelo telefone (11) 3091-1232 ou pelo email dfantoni@usp.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments