Notícias

Pelos urticantes da Tarântula podem comprometer a visão

Tarântulas como as da espécie Rosa Chilena, têm o corpo coberto por pelos urticantes
Crédito: Mrs Logic

Ela já estrelou filmes aterrorizando cidades, e costuma aparecer em produções de terror garantindo bons sustos. Mas apesar da aparência pouco amigável, com pernas grossas e peludas, e do corpo gordinho e também peludo, a Tarântula não produz toxinas nocivas ao homem. Por isso o aracnídeo é o bichinho de estimação mais comum entre as pessoas que apreciam animais exóticos.

Mas mesmo assim, os cuidados ao manusear o bichinho não devem ser deixados de lado. Fique atento principalmente em relação aos pelos do abdômen e das costas desta aranha. Eles são urticantes e são com eles que ela se defende. Dependendo do local atingido, a irritação e o incômodo podem durar dias, ou até meses. Este é o caso de um britânico, de 29 anos, que foi atingido nos olhos pelos pelos urticantes de sua Tarântula de estimação, em fevereiro de 2009.

Quase um ano após o episódio ele ainda reclama que seus olhos ficam constantemente lacrimejantes, vermelhos e sensíveis à luz. Por isso, os médicos de Leeds, na Inglaterra, alertam sobre os perigos de manusear o aracnídeo.

Segundo reportagem do NY Daily News, os antibióticos falharam e não resolveram a irritação. Os médicos resolveram observar melhor o local e descobriram que “projeções como cabelos estão aderidos dentro da córnea do olho direito”. Um médico que acompanha o caso relatou que a córnea comprometida apresenta “manchinhas esbranquiçadas e algo ‘peludo’ bem no centro”.

Como são muito pequenos, os pelinhos não puderam ser totalmente removidos. Enquanto o britânico ainda relata desconforto, os médicos e pesquisadores tratam o olho atingido com esteróides tópicos.

O incidente aconteceu quando o paciente foi limpar o terrário de sua Tarântula, da espécie Rosa Chilena. Ela disparou os pelos urticantes direto no rosto da vítima. O comportamento é considerado normal, já que o aracnídeo sentiu-se ameaçado.

De acordo com os médicos, donos de Tarântulas devem proteger o rosto, principalmente os olhos, ao manipular o animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments