Notícias

Gata que trabalha em estação de trem é promovida

Tama foi promovida e agora é oficial de instruções operacionais
Crédito: Wikimedia Commons / Sanpei

No primeiro dia útil do ano, 4 de janeiro, segunda-feira, uma funcionária especial tomou posse do cargo de oficial de instruções operacionais, da estação de Kishi, no Japão. A cerimônia foi acompanhada por cerca de uma centena de fãs que não paravam de fotografar e filmar o evento. Tama tem 10 anos, e desde 2007 trabalha na empresa. Mas o que essa funcionária tem de tão excepcional para ter até um fã clube?

É que Tama é uma gatinha que foi contratada em 2007, como chefe da estação. A ação foi uma tentativa da companhia ferroviária Wakayama Electric Railway de atrair passageiros, após grande número de demissões e queda no número de usuários em consequência da crise econômica.

Fãs japoneses foram conferir a cerimônia de posse da gata Tama
Crédito: Wikimedia Commons / Takobou

E a contratação surtiu efeito. Segundo a companhia, em 2006, 300 mil passageiros circularam por Kishi. Com a presença de Tama o número subiu para 2,2 milhões de usuários.

Quando passou a integrar o quadro de funcionários, Tama foi contratada como “chefe de estação”. Dois anos depois, já foi promovida. E a gatinha ganha até salário pela função. Mas em vez de ienes (moeda japonesa) Tama é recompensada com muita comida.

Mas engana-se quem pensa que a felina é uma gata de rua, abandonada. Ela nasceu nas cercanias da estação, e passava o dia nas proximidades. Mas logo foi adotada por uma senhora, proprietária de uma mercearia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments